Meteoro azulado e reluzente cruzou o céu de Cuiabá na manhã desta segunda-feira (26). Além da Capital, moradores das cidades de Cáceres, Pontes e Lacerda e São José dos Quatro Marcos também puderam presenciar o fenômeno que também é conhecido como “estrela-cadente”. Câmeras registraram o momento exato em que o meteoro passou pelas cidades.
Conforme as imagens divulgadas pelo Clima ao Vivo, a passagem foi bem rápida, com 3 segundos de duração.
Asteroides, meteoros e cometas orbitam o sol em uma velocidade altíssima, algo entre 40 mil e 266 mil km/h. Quando atingem a atmosfera da terra nessa velocidade, até fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia podem aquecer instantaneamente e ionizar os gases atmosféricos.
A partir disso, surge uma bolha de plasma que brilha intensamente ao mesmo tempo que vaporiza a rocha espacial de fora para dentro. Segundo Clima ao Vivo, esse fenômeno luminoso é chamado de meteoro. Então, o meteoro em si é apenas o fenômeno luminoso, não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, também é chamado de estrela-cadente e cerca de mitos que falam de sorte e “momento de fazer pedidos”.