Da Redação
A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (6) a Operação Embarque Negado, que tem como objetivo apurar os financiadores dos atos ocorridos no Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, em Brasília, bem como a tentativa de atentado à bomba nas proximidades do local. Os fatos ocorreram em dezembro de 2022 e um dos presos é Alan Diego dos Santos Rodrigues, morador de Mato Grosso.
De acordo com a PF, estão sendo cumpridos 6 mandados de busca e apreensão nas cidades de Marabá (PA), Água Boa (MT) e no Distrito Federal.
No final do mês passado, Alan foi ouvido na Câmara Legislativa do DF, na CPI do 8 de Janeiro. Naquele dia, ele afirmou que foi ameaçado por alguém para participar do atentado à bomba em Brasília.
Rodrigues ainda afirmou que só foi para Brasília para participar de uma passeata no dia 15 de novembro, mas acabou permanecendo até o dia 25 de dezembro. No dia 8 de janeiro, por exemplo, ele afirma que estava em Comodoro.
A investigação se refere ao ocorrido nos dias 02/12/2022 e 08/12/2022, quando várias pessoas invadiram a área de acesso restrito e adjacências do Aeroporto Internacional JK, causando uma série de transtornos à segurança aérea e ao serviço aeroportuário.
Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo, crime de atentado contra a segurança de serviço de utilidade pública e associação criminosa.