Continuando as comemorações, o projeto “45 Anos de Carreira Artística de Edmilson Maciel” chega aos bairros de Cuiabá, com a Banda Terra. O objetivo é levar a cultura ao povo, que nem sempre consegue participar dos eventos na região central. O primeiro bairro a receber o evento é o Jardim Florianópolis, em Cuiabá, nesta sexta-feira, 14 de julho, a partir das 18h, ao lado do posto de saúde, com entrada gratuita.
“O povo da nossa terra é um povo trabalhador e, por causa disso, às vezes não têm a oportunidade de desfrutar um espetáculo na região central. Esse movimento, de se deslocar até o centro da cidade e depois voltar, pode comprometer o descanso para o outro dia de trabalho. Então, nós vamos levar a cultura a essas pessoas, para aproveitarem esse momento mais perto de suas casas, ao lado de suas famílias”, explica Edmilson.
O show ainda contará com a participação da Banda Mega Star. No local também terá venda de comida e bebida, cuja renda será destinada à reforma do Centro Comunitário do bairro.
TRAJETÓRIA
Nascido em Nortelândia, Edmilson Maciel se mudou para o então de Tangará da Serra aos cinco de anos. Era ainda adolescente quando iniciou sua trajetória na música em festivais de calouros.
Sua primeira banda se chamava Banda Som da Terra, que depois passou a se chamar apenas Banda Terra.
Edmilson Maciel também morou no Rio de Janeiro, onde gravou o primeiro LP América 500 Anos, com a Banda Terra, que possui 2 CDs gravados.
Sua contribuição para as artes mato-grossenses também envolve a criação do estúdio Terra de Gravações, um dos primeiros de Mato Grosso e responsável por beneficiar e viabilizar a gravação fonográfica de muitos artistas locais.
Como ator, iniciou ainda em Tangará da Serra no grupo Andanças com direção-geral de Amaury Tangará. Atualmente Edmilson interpreta a peça de teatro “Mato Grosso em Cena”, escrita em parceria com o poeta Aurélio Augusto, na qual é contada a história do estado numa atuação cênica e musical. Este espetáculo já percorreu centenas de cidades se apresentando, tanto em Mato Grosso como em outros estados.
O artista também integra o grupo Folclórico Flor Ribeirinha, há mais de 17 anos, grande parte como diretor musical, cujo trabalho busca a divulgação e a preservação da cultura Cuiabana, tendo participado de inúmeras apresentações dentro e fora do Brasil.
Hoje, Edmilson é apresentador do programa semanal “LambaShow”, da TV Vila Real, no qual leva a cultura mato-grossense a milhares de telespectadores em todas as regiões do estado.
REALIZAÇÃO
O projeto “45 Anos de Carreira Artística de Edmilson Maciel” é uma realização da Associação de Artistas Visuais de Mato Grosso (Avimt), com patrocínio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), através de emenda parlamentar do deputado estadual Max Russi, e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
O projeto ainda conta com o apoio da Assembleia Social; Associação de Moradores do Bairro Jardim Florianópolis (AMJF); vereador por Cuiabá, Sargento Joelson; e rede Top Gás.