The news is by your side.

O conceituado Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá será lançado nesta quarta no Instituto INCA

0

 

Vem aí o 21º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá (Cinemato), que pela primeira vez terá uma mulher como homenageada: Dira Paes. O Festival de Cuiabá está entre os principais festivais de cinema do Brasil e é reconhecido internacionalmente como formador de plateias, onde revelou importantes nomes para o cinema brasileiro e a atriz homenageada é uma delas, que recebeu o primeiro prêmio de sua carreira em solo cuiabano. Em 2023 o Cinemato acontecerá entre os dias de 22 e 28 de outubro, no Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde tudo começou.

O tema desta edição é “Pachamama”, a Mãe Natureza, um mito presente na cultura de diversos povos sul-americanos e conclama uma reflexão contemporânea entre as imagens simbólicas, do cinema e das relações entre os seres humanos e a natureza, o feminino e o masculino. E será lançado oficialmente nesta quarta-feira (19.07), na sede do Instituto INCA- Inclusão, Cidadania e Ação, às 9h, em uma coletiva de imprensa, com convidados.

“A história contemporânea do cinema mato-grossense se confunde e se mistura com a própria história do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, o Cineclube Coxiponés e o INCA. Porque nesta longa trajetória de 21 anos, graças a essas instituições que promoveram a retomada do audiovisual do Estado, e se hoje Mato Grosso tem uma produção de Cinema e Vídeo, deve-se ao Festival. E eu estou muito feliz por esta retomada após um longo período sem realizar, principalmente por conta da pandemia, e às portas que se abrem para ser um evento de continuidade, a partir das parcerias que foram firmadas para esta edição”, frisa o idealizador e curador do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá, desde a primeira edição, o cineasta e produtor, Luiz Borges.

A  21ª edição retorna à sua origem, sendo realizado na UFMT, por meio de um Convênio com o Governo do Estado de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), tal como iniciou, onde as quatro primeiras edições foram realizadas por um Convênio Pluripartite 001/93, entre o Governo do Estado, a UFMT, a Prefeitura Municipal de Cuiabá, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MT) e a Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt).

Este feito colocou Cuiabá no mapa dos principais festivais de cinema do Brasil, tornando-a a sede do cinema nacional durante o evento. Porém, quando acabou o Convênio, procurou-se renovar, mas isso não aconteceu, pois na época tinha sido criada a primeira Lei de incentivo à Cultura, a Hermes de Abreu. Desde então o Festival é feito sem Convênio e nesta 21ª edição tem um único consignatário, que é o Governo do Estado.

“Nós estamos tentando, nesta edição, terminá-lo com o Convênio novamente assinado, para garantir os próximos quatro anos. Esse é o nosso sonho, porque é muito grave ficar sem a sequência do Festival. Nós começamos em 1993, então era para já estarmos completando 30 anos. Essas intempéries de troca de Governo são muito nocivas para um evento grandioso como é o Festival”, explica o produtor do Cinemato.

Com o Instituto INCA como realizador da 21ª edição, agora conta também com o patrocínio do Canal Brasil e segue com a Universidade Federal de Mato Grosso e a Pro Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev-UFMT) como parceiras, com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e a Primeiro Plano Cinema e Vídeo.

O Sebrae-MT, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), o Cineclube Coxiponés UFMT e a Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT) participam como apoiadores institucionais, além do apoio do Intercity Hotéis.

“Para a Universidade Federal de Mato Grosso, a volta do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá é uma alegria. Um filho que retorna, depois de um aprendizado, de uma viagem maior, receber o Festival é motivo de orgulho. E agora com muito mais maturidade, com curso de Cinema da Faculdade de Comunicação e Artes, com o Cineclube Coxiponés maduro, em processo amplo de disseminação do audiovisual por Mato Grosso, em um momento também que a Pró Reitoria de Extensão articula bastante com a sociedade. Enfim, a UFMT está celebrando o retorno e nós não temos dúvida que para a comunidade universitária e externa será um ganho muito grande receber esse recorte do Cinema Brasileiro em Mato Grosso, no nosso Teatro, com todo o cuidado e capricho que nós temos”, destaca o Pró-reitor de Cultura, Extensão e Vivência da UFMT, Fabrício Carvalho.

PROGRAMAÇÃO

Como formador de plateias e cidadania, o 21º Cinemato terá em sua programação Mostra Competitiva Hours Concurs, Mostra Inclusiva com o Cinema Escola, Sessão para os Garis, no Hospital do Câncer, Casa da Mãe Joana e Abrigo Bom Jesus de Cuiabá. Além de Oficinas no Cineclube Coxiponés, para a formação de novo técnicos do audiovisual, em assistência de direção, direção de arte, atores, e direção de som; também a “Feira Celebrando a Vida”, Debates e as Políticas Públicas em pauta.

As inscrições para participar do 21º Cinemato começam a partir do dia 19 de julho, pelo site www.festivalcinemato.com.br.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação