The news is by your side.

O Monte Etna está expelindo estranhos anéis de fumaça

0

 

O vulcão mais ativo da Europa, o Monte Etna, está soprando dezenas de “anéis de vórtice” etéreos todos os dias a partir de uma única abertura localizada em uma de suas crateras mais ativas.

Em 23 de julho, Boris Behncke, um vulcanologista do Instituto Nacional de Geofísica e Vulcanologia da Itália, baseado na Sicília ao lado do Monte Etna, escreveu no Twitter que o vulcão estava “liberando dezenas de anéis de gás” de uma única abertura na cratera Bocca Nuova para cerca de uma semana e não mostra sinais de parar.

Os anéis de vórtice são feitos de uma mistura de fumaça, vapor e outros gases liberados de aberturas vulcânicas em alta velocidade. Eles podem permanecer no ar por vários minutos antes de desaparecerem.

O fotógrafo Luca Cosma, que também dirige a empresa de turismo Etna Hiker , tirou uma série de fotos impressionantes dos anéis de vórtice em 23 de julho enquanto escoltava um grupo até a cratera Bocca Nuova.

“Esses anéis de gás são produzidos pela explosão de bolhas de gás dentro de um conduto estreito [acima de uma câmara de magma], que dispara o gás em alta velocidade em direção à superfície”, escreveu Behncke no Twitter. “O atrito ao longo das paredes do conduíte retarda o movimento do jato de gás, em relação ao centro do conduíte”, que é o que dá forma ao anel, acrescentou.

O Monte Etna produz mais anéis de vórtice do que qualquer outro vulcão no mundo, escreveu Behncke. O vulcão siciliano expele os loops gasosos na maioria dos anos, mas o número de anéis varia a cada ano. Em 2000, o vulcão liberou cerca de 5.000 – o maior número já registrado – e a taxa atual é semelhante a esse período, acrescentou.

Anéis de vórtice também foram observados em outros vulcões, como o Monte Stromboli, que fica em uma ilha ao norte da Sicília. Mas eles são raros em outros lugares.

Three smoke rings in the sky

O segredo dos anéis de vórtice do Etna é provavelmente a forma do conduto abaixo da abertura dentro da cratera Bocca Nuova. Em um estudo publicado em 9 de fevereiro na revista Scientific Reports, os pesquisadores simularam anéis de vórtice usando um modelo de computador e descobriram que anéis perfeitos exigiam “uma combinação de liberação rápida de gás de bolhas de gás no topo do conduto de magma e regularidade na forma de o respiradouro emissor.”

Os anéis de vórtice não são os únicos sinais incomuns de atividade recentemente vistos no Monte Etna. Em 20 de julho, uma nova abertura se abriu na cratera Bocca Nuova, escreveu Behncke no Twitter. Esse orifício é conhecido como “respiro respiratório”, porque o gás parece pulsar ritmicamente para fora da abertura, como se estivesse respirando. Duas erupções menores, que cuspiram brevemente pequenas nuvens de cinzas, também foram vistas na cratera sudeste do vulcão em 10 e 14 de julho, de acordo com o Volcano Discovery, um site que rastreia erupções vulcânicas.

No entanto, nenhuma das atividades recentes significa que uma grande erupção é iminente, escreveu Behncke.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação