Workshop capacita peritos criminais para perícia em local de incêndio
Sindicato apoia o evento que vai trazer dois peritos independentes e dois da Polícia Federal
Da Redação
Com apoio financeiro do Sindicato dos Peritos Oficiais de Mato Grosso (Sindpeco) e apoio institucional da Politec, o perito criminal Marivaldo Gonçalves Rocha organizou um workshop sobre Perícia em Incêndios de 08 a 10 de agosto, no auditório da Politec. Há anos atuando no setor de perícia em incêndios, Rocha como é mais conhecido, disse que a ideia surgiu quando a empresa Realmat pegou fogo em dezembro de 2020, na avenida XV de Novembro, em Cuiabá.
“Foi um incêndio de grandes proporções e participei da perícia no local. Contudo, a empresa havia contratado também um perito independente que também é muito bom. Propomos uma troca de conhecimento e agora culminou nesse workshop”, disse Rocha, que atua na gerência de Engenharia Legal.
Ao todo são quatro peritos convidados. Sendo dois independentes e dois da Polícia Federal. Rocha fez uma capacitação de 15 dias na sede da Polícia Federal em Brasília, sobre perícia em local de incêndio.
Serão abordados temas como: incêndio criminoso, investigações complexas, sistemas de proteção e tecnologia como câmera 3D, câmera 360º, softwares de simulação.
“Cada regional da Politec vai enviar um perito para fazer a capacitação. Três dias ainda é pouco, mas acredito que é o início de mais qualificações neste tipo de perícia”.
Também foram convidados alguns membros do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.
O presidente em exercício do Sindpeco, Marcio Godoy, destacou que um dos papeis do sindicato é apoiar iniciativas que possam trazer conhecimento aos peritos criminais de Mato Grosso.