EFE
O número de mortos nos incêndios que atingiram a ilha havaiana de Maui desde terça-feira subiu para 89 neste sábado (12), informou o governador do Havaí, Josh Green, durante uma visita a uma das áreas afetadas pelo fogo.
“Já foram registradas 89 mortes. O número vai continuar aumentando. Queremos preparar as pessoas para isso”, disse Green em vídeo publicado no Twitter.
Depois de ter anunciado o novo número de mortos, o governador mencionou que os incêndios em Maui são os mais mortíferos do último século nos Estados Unidos.
Antes do anúncio do novo número de mortos, o Departamento de Transporte do Havaí anunciou o fechamento de uma pista do principal aeroporto da ilha de Maui, Kahului, para receber ajuda na luta contra os incêndios, que também já desalojaram mais de 1.400 pessoas.
Em mensagem publicada no Twitter, a autoridade informou que vai fechar uma pista “curta” para receber a assistência, o que não afetará os voos comerciais, mas terá impacto “na aviação geral”.
Ao todo, 1.418 pessoas estão nos seis abrigos temporários montados para acolher os afetados pela mais grave catástrofe natural que o arquipélago americano já conheceu na sua história, segundo dados oficiais de sexta-feira (11).
Ainda existem vários incêndios ativos na ilha e os bombeiros continuam trabalhando para extinguir os fogos em Lahaina, Pulehu/Kihei e Upcountry Maui.