Da Redação
A Secretaria Estadual de Educação (Seduc-MT) informou nesta quarta-feira (13), que afastou a coordenadora da Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, em Juína (730 km de Cuiabá), após uma palestra ministrada para alunos da instituição, na segunda-feira (11), ser usada para promover ideologia de gênero.
Um vídeo que circula nas redes mostra o momento que o palestrante puxa um ‘grito de guerra’: “As héteros, as gays, as bi, as trans e as sapatão, estão todas organizadas para fazer revolução”.
Em nota publicada nas redes sociais, a direção da escola informou que a palestra sobre o “respeito à diversidade” foi solicitada pelo Grêmio Estudantil da unidade a aprovada levando em consideração tanto o tema quanto o protagonismo estudantil, “tendo o palestrante sido orientado dentro dos princípios educacionais no sentido de informar e jamais praticar ativismo”.
Após muitas críticas, a Câmara de Vereadores de Juína encaminhou um ofício à Seduc, pedindo o afastamento de toda a equipe gestora da escola.
“Por mais que se reconheça a enorme importância do debate acerca do respeito à diversidade, notadamente para se lançar luz ao preconceito enfrentado no dia a dia pela população LGBTQIAPN+ em nosso país, fato é que tal ideal não pode ser desvirtuado no âmbito escolar, o qual deve ser neutro de interferências ideológicas e políticas, preceito esse não observado no curso da referida palestra, a demandar a tomada de providências para que tal ato não possa ser repetido”, diz o documento assinado por 11 vereadores.
Na tarde desta quarta-feira a Seduc informou, por meio de nota, que afastou a coordenadora e nomeou outro profissional para a função. Veja a nota na íntegra:
“Sobre a situação ocorrida na Escola Estadual Dr. Artur Antunes Maciel, na cidade de Juína, durante palestra que teve como tema a identidade de gênero, a SEDUC esclarece que:
1. A Diretoria Regional de Ensino já instaurou um procedimento para investigar o caso;
2. A diretora que ocupava a função de forma interina já foi afastada e um novo profissional será nomeado;
3. A SEDUC reafirma seu compromisso em oferecer um ambiente escolar que prima pela qualidade do ensino, que possa ser atrativo, democrático e que respeite as diferenças.