Da Redação
Localizado em uma área remota no sudeste da Turquia, o Monte Nemrut fica a mais de 2.100 metros acima do nível do mar. Foi construído durante o século 1 a.C. pelo rei Antíoco I, o governante de Comagena, como um mausoléu grandioso para si mesmo.
Diz a lenda que o rei Antíoco se considerava uma divindade e criou uma fusão única das culturas persa, grega e armênia na arquitetura do Monte Nemrut. As estátuas colossais, inscrições gregas e persas e alinhamentos celestes aumentam o fascínio místico deste local.
O que torna o Monte Nemrut verdadeiramente inspirador são suas colossais estátuas de deuses e o próprio rei Antíoco. Essas imponentes estátuas, com mais de 8 metros de altura, já estiveram no topo de grandes pedestais. Com o tempo, eles caíram e agora estão espalhados.
Apesar de sua localização remota, o Monte Nemrut atrai inúmeros turistas, arqueólogos e historiadores que vêm aqui para desvendar seus segredos e admirar sua beleza. O Patrimônio Mundial da UNESCO oferece um vislumbre de uma era passada e diz muito sobre a grandeza do Reino Comageno.
Uma das experiências mais encantadoras no Monte Nemrut é testemunhar um nascer ou pôr do sol de seu cume. À medida que os primeiros raios de sol iluminam as estátuas colossais e a paisagem circundante, é como se o tempo parasse, e você fosse transportado de volta ao tempo dos reis antigos.