Arqueólogos nas montanhas da Noruega descobriram uma flecha antiga muito rara que ainda tem sua ponta de flecha de quartzito e fletching de pena no lugar.
É provável que caçadores de renas tenham usado a arma até 3.000 anos atrás, de acordo com o arqueólogo Lars Pilø, que lidera o projeto Segredos do Gelo nas montanhas Jotunheimen, na região de Oppland, no centro da Noruega.
Embora os arqueólogos do projeto tenham encontrado anteriormente persianas de caça feitas pelo homem, onde os caçadores se escondiam enquanto miravam renas, a flecha recém-descoberta não foi descoberta perto de uma.
“Não há persianas de caça nas imediações, mas essa flecha foi encontrada ao longo da borda superior do gelo, então os caçadores podem simplesmente estar se escondendo atrás da crista superior”, disse Pilø.
O arqueólogo Espen Finstad descobriu a flecha em 13 de setembro. A neve e o gelo nas montanhas Jotunheimen estão derretendo, expondo artefatos de centenas a milhares de anos atrás. Se os arqueólogos não encontrarem esses itens feitos pelo homem rapidamente após serem expostos, os artefatos podem se deteriorar nos elementos.
Finstad encontrou a flecha durante uma pesquisa direcionada, quando ele e colegas “verificaram áreas recém-expostas ao longo da borda do gelo”, disse Pilø.
Uma análise revelou que o eixo da flecha era feito de bétula e que ainda tinha uma fletching aerodinâmica com três penas preservadas. Os caçadores usam fletching para ajudar a guiar a flecha em voo, mas estes normalmente decaem com o tempo.
A ponta de seta de quartzito na frente do eixo “é pouco visível porque o passo cobre a maior parte da ponta de flecha”, disse Pilø. “O passo foi usado para prender a ponta da flecha ao eixo e para alisar a frente da flecha, permitindo uma melhor penetração. Flechas com pontas de flechas preservadas ainda presas não são incomuns durante a Idade do Ferro em nossos locais de gelo, mas neste início elas são muito raras. O arremesso provavelmente veio de carvão de bétula”, acrescentou.
Apesar de sua ponta de flecha e penas bem preservadas, o resto da flecha se saiu um pouco pior. A flecha de cerca de 90 centímetros se partiu em três pedaços ao longo de seu eixo, “provavelmente devido à pressão da neve”, disse Pilø.