The news is by your side.

‘Santo Graal’ da aurora boreal é visto até na França

0

 

Em 24 de setembro, uma forte tempestade de plasma solar atingiu o campo magnético da Terra e incendiou o céu noturno.

Em todo o hemisfério norte, da Europa à América do Norte, aqueles com céu limpo puderam testemunhar um espetacular show de luzes vermelhas, descrito por pelo menos um observador do céu como o “Santo Graal da Aurora Boreal”.

Auroras vermelhas são raras o suficiente como são, mas vê-las tão ao sul quanto a França é algo notável.

Séculos atrás, algumas pessoas nessas latitudes mais baixas pensavam que os céus escarlate eram um sinal sinistro de guerra ou tragédia futura.

Hoje, os cientistas sabem que as auroras, tanto verdes quanto vermelhas, são uma ocorrência natural que não causa danos reais aos seres humanos, embora isso não as torne menos inspiradoras.

O belo fenômeno é causado por uma ejeção de partículas carregadas do Sol, que interagem com moléculas de oxigênio na atmosfera terrestre, emitindo luz.

Dependendo de onde na atmosfera as partículas solares carregadas colidem com o oxigênio, a cor da luz resultante é diferente.

Embora os especialistas prevejam que uma tempestade solar atingiria em 24 de setembro, o impacto foi mais forte do que o esperado.

A explosão que veio do Sol desencadeou uma forte tempestade geomagnética sobre a Europa quase imediatamente, fazendo com que luzes verdes e vermelhas brilhantes dançassem pelo céu na Escócia, Islândia e Holanda.

Mais tarde, o show de luzes viajou através do Oceano Atlântico para a América do Norte. Pessoas tão ao sul quanto Kansas e Nebraska viram seus céus brilharem um vermelho assustador, embora o efeito não tenha sido tão impressionante quanto mais ao norte.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação