Da Redação
Nesta terça-feira (3), a Câmara Municipal de Cuiabá aprovou, em segunda votação, a criação de duas novas vagas de vereadores para a Legislatura de 2025. A Casa passará de 25 para 27 parlamentares.
Foram 19 votos favoráveis, 2 contrários e 4 abstenções. Para a aprovação, eram necessários 1/3 dos votos, ou seja, 17.
De acordo com o Censo do IBGE, Cuiabá tem 650.912 moradores. A legislação estabelece que cidades com população entre 600 e 750 mil pessoas podem ter até 27 vereadores.
A Câmara faz estudos do impacto financeiro provocado pelo aumento de parlamentares. No entanto, o presidente da Casa, Chico 2000(PL), já adiantou que o acréscimo de cadeiras não deve causar aumento nas despesas para o Município.
A última vez que o Parlamento municipal aumentou o número de cadeiras foi em setembro de 2011, passando de 19 para 25. As vagas foram preenchidas em janeiro de 2013, com a posse dos vereadores eleitos no ano anterior.
Veja como votou cada parlamentar:
Votaram a favor: Sargento Vidal (MDB), Kássio Coelho (Patriota), Sargento Joelson (PSB), Johnny Everson (PDT), Cezinha Nascimento (União), Dídimo Vovô (PSB), Mário Nadaf (PV), Eduardo Magalhães (Republicanos), Luís Claudio (PP), Rodrigo Arruda e Sá (PT), Jeferson Siqueira (PSD), Rogério Varanda (MDB), Paulo Henrique (PV), Ricardo Saad (PSDB), Marcos Brito Junior (PV), Demilson Nogueira (PP), e o presidente da Câmara, Chico 2000 (PL).
Votaram Contra: Adevair Cabral (PTB) e Luiz Fernando (Republicanos).
Se abstiveram: Michelly Alencar (União), Felipe Corrêa (Cidadania), Maysa Leão (Republicanos) e Wilson Kero Kero (Podemos).