The news is by your side.

Bolsonaro condena ataque contra Israel e lembra que Hamas parabenizou Lula por vitória na eleição

0

Da Redação

 

O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), condenou o ataque sofrido por Israel, na manhã deste sábado (7). Já passa de 200 o número de cidadãos de Israel mortos nos ataques promovidos pelo grupo terrorista Hamas e mais de 1.100 pessoas ficaram feridas nos atentados.

Pelas redes sociais, Bolsonaro lamentou a morte de civis e lembrou que o Hamas parabenizou Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela vitória nas eleições do ano passado. “Pelo respeito e admiração ao povo de Israel repudio o ataque terrorista feito pelo Hamas, grupo terrorista que parabenizou Luís Inácio Lula da Silva quando o TSE o anunciou vencedor das eleições de 2022”, comentou o ex-presidente no X, antigo Twitter.

“Fundado em 1948, por deliberação da ONU de 1947, em sessão presidida pelo diplomata brasileiro Oswaldo Aranha, Israel é um país irmão com profundos laços culturais e religiosos com o nosso povo. Lamentamos as mortes de civis e militares israelenses, bem como condenamos os sequestro de mulheres e crianças pelos terroristas do Hamas para dentro da Faixa de Gaza. Para que a paz reine na região, lideranças palestinas precisam abandonar o terrorismo e reconhecer o direito de Israel existir. Somente assim um acordo entre as partes poderá existir”, acrescentou.

Ao tratar sobre o assunto, Lula repudiou o ataque, mas não citou o Hamas. O petista disse estar “chocado” com a notícia e declarou que o Brasil “não poupará esforços” para evitar a escalada do conflito. Falou também em “solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel”.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou a nota emitida pelo presidente Lula, lembrando que o petista “já culpou a Ucrânia” pela invasão da Rússia e pediu que o governo “fale ao mundo pelo país e não por ideologias”.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação