The news is by your side.

Perseverance captura ‘pôr do sol azul’ em Marte

0

 

Em 4 de julho de 2023, o rover Perseverance celebrou seu 842º dia em Marte. Quando o céu vermelho acima começou a escurecer, o robô virou sua câmera de navegação esquerda para o horizonte nebuloso. Com um clique, capturou um pôr do sol em torno do qual o céu do planeta vermelho brilhava um azul brilhantemente estranho.

Dê uma boa olhada, porque não é nada como um pôr do sol que você verá aqui na Terra, e há uma boa razão para isso.

Marte está mais longe do Sol do que a Terra, o que significa que a luz neste corpo planetário próximo não é tão poderosa – no máximo, recebe menos da metade da luz solar que recebemos.

Além disso, Marte tem apenas uma porcentagem da atmosfera que a Terra tem, e consiste principalmente de dióxido de carbono, com apenas uma pequena fração de nitrogênio e traços de oxigênio.

Isso significa que a luz solar tem interações muito diferentes com a atmosfera em ambos os planetas.

Marte no crepúsculo com processamento de cores. (NASA/JPL-Caltech/MSSS/Damia Bouic)

Quando a luz solar entra na atmosfera da Terra, ela interage com oxigênio, nitrogênio e outras partículas no céu, espalhando a luz azul por toda parte.

Isso é o que dá ao nosso planeta um céu azul durante o dia. À medida que o Sol mergulha abaixo do horizonte ou se eleva acima dele, no entanto, sua luz tem mais atmosfera para penetrar. Isso significa que a maioria dos comprimentos de onda azul e violeta são filtrados quando a luz chega aos nossos olhos, deixando laranjas e vermelhos.

Em Marte, em vez de a luz solar interagir com oxigênio ou nitrogênio, ela interage com a poeira rica em ferro que paira na atmosfera. Isso acaba espalhando a luz vermelha de baixa frequência pelo céu durante o dia.

No crepúsculo, no entanto, a luz vermelha é filtrada e o céu brilha um azul fresco através da névoa empoeirada.

As diferenças entre os dois planetas podem ser vistas abaixo.

A diferença entre a Terra (esquerda) e Marte (direita) ao pôr do sol. (NASA/JPL-Caltech/MSSS/PDS/USGS/Damia Bouic)

As cores em Marte vêm do fato de que a poeira muito fina tem o tamanho certo para que a luz azul penetre na atmosfera com um pouco mais de eficiência. Quando a luz azul dispersa a poeira, ela fica mais próxima da direção do Sol do que a luz de outras cores. O resto do céu é amarelo a laranja, já que a luz amarela e vermelha se espalham por todo o céu em vez de serem absorvidas ou ficarem perto do Sol.

Como a luz do sol continua a atingir a poeira no alto da atmosfera marciana, essa névoa azulada pode persistir por várias horas após um pôr do sol ou nascer do sol.

Crepúsculo em Marte é um ótimo momento para tirar fotos de poeira e nuvens, porque elas são iluminadas contra um fundo escuro. Os pesquisadores podem então usar essas imagens para estudar a composição da atmosfera do Planeta Vermelho, permitindo localizar nuvens de poeira e gelo com mais facilidade.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação