The news is by your side.

Lula veta parcialmente tese do marco temporal

0

Da Redação

 

Nesta sexta-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou parcialmente o PL do marco temporal de terras indígenas. O petista não acatou os artigos que limitavam até 5 de outubro de 1988 a reivindicação de áreas por povos indígenas.

De acordo com o ministro de Relações Exteriores, Alexandre Padilha, o presidente manteve pontos em acordo com a Constituição. “O presidente Lula decidiu por vetar o marco temporal respeitando integralmente a Constituição brasileira. Sobram alguns artigos que tem coerência com a política indigenista brasileira”, disse.

Entre os ministros que solicitaram a rejeição do PL estão Marina Silva (Meio Ambiente), Sônia Guajajara (Povos Indígenas) e Sílvio Almeida (Direitos Humanos). Jorge Messias, advogado-geral da União, defendeu o veto parcial.

O texto foi aprovado no Senado no dia 27 de setembro e previa, também, a exploração econômica de terras indígenas. Ao passar pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o PL foi julgado inconstitucional e uma afronta aos ministros da Corte.

Agora, o veto do presidente Lula será analisado pelo Congresso, que pode decidir acatar ou derrubar a decisão.

Em nota, a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) informou a intenção de marcar uma sessão para discutir os vetos de Lula e garantiu que eles serão “objeto de derrubada”. O grupo ressaltou a aprovação do projeto de lei na Câmara dos Deputados e no Senado.

“A FPA não assistirá de braços cruzados a ineficiência do Estado brasileiro em políticas públicas e normas que garantam a segurança jurídica e a paz no campo. Buscaremos a regulamentação de todas as questões que afetam esse direito no local adequado, no Congresso Nacional”, diz o texto enviado pelos parlamentares.

O presidente Lula se posicionou por meio das redes sociais após o veto e afirmou que irá “dialogar e seguir trabalhando para que tenhamos, como temos hoje, segurança jurídica e também para termos respeito aos direitos dos povos originários”.

 

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação