Durante um almoço promovido pelo Instituto dos Advogados de São Paulo (Iasp), nesta segunda-feira (23), o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que a Corte precisa “reconquistar corações e mentes” e que é preciso “desfazer o imaginário” dos brasileiros de que a Corte é um problema, informou o site Metrópoles.
“Precisamos reconquistar corações e mentes e demonstrar que não somos o problema. Salvamos milhares de vidas na pandemia e tivemos um papel muito importante na defesa da democracia. [O STF é] um tribunal que presta serviços ao país e, como toda obra humana, tem acertos e desacertos”, declarou Barroso.
“Todos nós sabemos que as eleições do ano passado foram extremamente polarizadas e com resultados muito próximos. Então, existe uma parcela muito grande da sociedade brasileira que não se sentiu representada com o resultado eleitoral. Mas é preciso resgatar um pouco a civilidade da vivência brasileira”, afirmou o ministro, que tenta descolar a imagem do STF como “puxadinho” do governo Lula. Em julho deste ano, Barroso declarou no Congresso da UNE que “nós derrotamos o bolsonarismo”, e outro ministro do STF, Gilmar Mendes, confessou recentemente que a “eleição de Lula se deve ao STF”.