A Confederação Israelita do Brasil (Conib) emitiu uma nota, nesta quarta-feira (8), parabenizando a Polícia Federal pela operação que investiga o recrutamento de brasileiros para a realização de ataques terroristas orquestrados pelo Hezbollah no país, e defendeu que “o terrorismo, em todas as suas vertentes, deve ser combatido e repudiado por toda a sociedade brasileira”.
“A CONIB manifesta enorme preocupação com a prisão de terroristas no Brasil ligados ao grupo libanês Hezbollah, que, segundo a Polícia Federal, planejavam atentados contra alvos judaicos no Brasil. O terrorismo, em todas as suas vertentes, deve ser combatido e repudiado por toda a sociedade brasileira. A CONIB parabeniza a Polícia Federal, o Ministério Público e o Ministério da Justiça pela sua ação preventiva e reitera que os trágicos conflitos do Oriente Médio não podem ser importados ao nosso país, onde diferentes comunidades convivem de forma pacífica, harmoniosa e sem medo do terrorismo”, diz o texto.
Na ação, dois brasileiros foram capturados em São Paulo e levados à superintendência da PF no estado para prestar esclarecimentos. Outros dois homens são monitorados pela corporação no Líbano. Além das prisões, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão com o objetivo de obter provas de possível recrutamento de pessoas para a prática de terrorismo no Brasil. As ações ocorreram em São Paulo, em Minas Gerais e no Distrito Federal.