Médicos no Missouri, Estados Unidos, ficaram perplexos ao detectar uma mosca dentro do intestino de um homem durante uma triagem de rotina do cólon. Imagens feitas durante a colonoscopia e publicadas no American Journal of Gastroenterology mostram a mosca intacta dentro do cólon do homem.
Matthew Bechtold, chefe de gastroenterologia da Universidade de Missouri, disse ao The Independent que cutucou a mosca e confirmou que ela estava morta.
O paciente de 63 anos disse aos médicos que só havia consumido líquidos claros no dia anterior ao procedimento e não tinha ideia de como a mosca havia entrado em seu cólon.
Ele disse que havia comido pizza e alface no jantar dois dias antes do procedimento, mas não se lembrava de uma mosca estar em sua comida.
A descoberta foi descrita como “um achado de colonoscopia muito raro e um mistério sobre como a mosca intacta encontrou seu caminho para o cólon transverso”.
O cólon transverso é a “parte mais móvel” e “mais longa” do intestino grosso. Bech disse ao The Independent que a mosca poderia tê-lo alcançado entrando no corpo do paciente pela boca ou pelo reto.
Ele disse que, se a mosca entrasse pela boca, provavelmente teria sido “degradada” por enzimas digestivas superiores e ácido estomacal, o que significa que isso não era provável.
No entanto, ele disse que também é improvável que tenha entrado pelo reto.
“Se a partir do fundo, uma abertura deve ter sido criada por tempo suficiente para que a mosca voe sem ser detectada no cólon e, de alguma forma, chegue à parte média do cólon sem luz em um intestino grosso muito curvilíneo”, disse ele.
Os insetos podem entrar no trato digestivo se alimentos contendo ovos ou larvas de insetos forem consumidos. Isso pode levar à “miíase intestinal”, onde as larvas de moscas se alimentam do tecido vivo ou morto de uma pessoa.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças disseram que, embora alguns pacientes infestados não apresentem sintomas, outros relataram “dor abdominal, vômitos e diarreia”.