Da Redação
A Prefeitura de Várzea Grande informou nesta segunda-feira (27) que identificou nomes duplicados e excluiu da lista de sorteados no programa de casas populares. Ao todo, mil famílias serão contempladas com moradias no residencial Colinas Douradas. O sorteio das casas populares foi realizado no sábado (25).
Segundo a Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação do município, três nomes duplicados foram detectados e foram excluídos de uma das listas. A Prefeitura de Várzea Grande ainda disse que será aberta uma apuração para averiguar porque essas pessoas que, já eram contempladas por estarem em área de risco, se inscreveram para participar de outro sorteio.
“Ainda no domingo, foi detectado pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Regularização Fundiária e Habitação, inconsistência em alguns selecionados, fato que levou à adoção de medidas de saneamento do problema. Três inscritos apareceram em duplicidade, por terem sido escolhidos por viverem com suas famílias em área de risco, o que segundo as regras do Governo Federal – através do Ministério das Cidades, responsável pelo Programa Minha Casa, Minha Vida – já garante a moradia sem participar do sorteio. Só que essas mesmas pessoas, que não se sabe se por desconhecimento ou má-fé, fizeram nova inscrição e participaram também como mulheres chefe de família e acabaram sendo contempladas em duplicidade”, afirmou a prefeitura.
“Os órgãos municipais informam que ninguém irá receber mais de um imóvel e que o processo seletivo não se encerrou com a divulgação da listagem contendo os 1.000 titulares e os 1.000 suplentes, que ainda precisam apresentar documentos e confirmar uma série de dados, inclusive perante ao Governo Federal e à CEF, e ainda, a própria Prefeitura de Várzea Grande”, diz a nota.
Ao todo, foram 31.704 inscritos para participarem de todas as etapas estabelecidas no cronograma do Ministério das Cidades. Conforme a secretaria, cerca de 19 mil pessoas estavam aptas de acordo com os critérios para o programa. Os sorteados são de titulares e suplentes que serão contemplados com as 1.000 casas do Residencial Colinas Douradas.