Sonhar lúcido é um estado de estar ciente de que você está sonhando durante seu ciclo de sono e a capacidade de controlar ou manipular a narrativa do sonho. Cerca de 70% das pessoas experimentam o fenômeno pelo menos uma vez na vida.
A Prophetic, startup fundada no início deste ano, está explorando um novo mercado inconsciente com um headpiece inovador chamado “Halo”. A empresa quer transformar a falta de atividade que acontece durante o sono, induzindo um estado de sonho lúcido, informou a revista Fortune.
Trabalhando em colaboração com Afshin Mehin, o designer do Neuralink N1 para a empresa de implantes cerebrais de Elon Musk, Prophetic pretende trazer um novo nível de controle para o estado dos sonhos.
O Halo é usado como uma coroa e visa dar aos usuários controle sobre seus sonhos. De acordo com o site da Prophetic, o dispositivo usa uma combinação de modelos de ultrassom e aprendizado de máquina criados usando dados de EEG e fMRI para detectar quando os usuários estão no REM para induzir e estabilizar sonhos lúcidos.
Com planos de entregar dados do instituto em 2024 e enviar dispositivos em 2025, a Prophetic deve precificar os Halos entre US$ 1.500 e US$ 2.000 cada.
O produto é baseado em pesquisas em andamento do Instituto Donders, na Holanda, que tem como alvo áreas específicas do cérebro e frequências de ultrassom para a indução ideal de sonhos lúcidos.