The news is by your side.

Mauro garante que não aumentará impostos em MT

0

Da Redação

 

O governador Mauro Mendes (União) anunciou que o Estado não irá apresentar uma proposta para aumentar em 2 pontos percentuais (P.P.) a alíquota modal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias, Bens e Serviços (ICMS), de 17% para 19%.

“Quero comunicar de forma oficial que o governo de Mato Grosso não vai fazer o aumento da carga tributária agora no final do ano, a exemplo daquilo que está acontecendo com grande parte dos estados brasileiros. A alíquota do ICMS está sendo aumentada em muitos estados”, disse.

Com a aprovação da Reforma Tributária, a distribuição de recursos federais levará em conta a média da arrecadação do ICMS de 2024 a 2028. Diante disso, diversos estados tem elevado a alíquota do ICMS a fim de aumentar a sua arrecadação e evitar perdas a partir de 2033.

“Ontem eu conversei com o secretário Rogério Gallo (Fazenda), Mauro Carvalho, Fábio Garcia (Casa Civil), Otaviano Pivetta (vice-governador) e nós decidimos juntos que o Estado de Mato Grosso não vai entrar nessa guerra fiscal que, a meu ver, é muito equivocada”, afirmou.

“Eu peço aos nossos senados e deputados, e vou lutar até o último dia para que a compensação, a partir de 2033, não se use a arrecadação de 2024 a 2028, porque se não vamos estar estimulando os estados brasileiros a aumentar o ICMS neste período, penalizando o cidadão, o contribuinte, penalizando as empresas do nosso país.”

Segundo Mauro Mendes, o ideal seria que o Governo Federal levasse em conta a arrecadação de 2021 e 2022. “Peço que a Câmara Federal reveja essa regra e que nós possamos estabelecer como critério para fazer a compensação aquilo que foi arrecadado no ano de 2021 e 2022 e aí não teremos essa corrida nos estados brasileiros para aumentar o ICMS”, finalizou.

A declaração foi feita por meio de um vídeo divulgado no Instagram do governador. Mauro está em Dubai, onde ele participa 28ª Conferência de Mudanças Climáticas da ONU.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação