Da Redação
Morreu na noite desta quinta-feira (4), em Cuiabá, o ex-deputado estadual por Mato Grosso, Pedro Inácio Wiegert, popularmente conhecido como Pedro Satélite (PSD), em decorrência de um câncer no pâncreas. Ele lutava contra a doença há alguns meses e não resistiu.
Pedro Satélite iniciou a vida pública, em 1986, em Guarantã do Norte, onde foi vice-prefeito e prefeito. Em 1990 disputou pela primeira vez uma cadeira na Assembleia Legislativa, alcançando a primeira suplência, exercendo o mandato pelo período de três meses.
Em 1994 foi eleito deputado estadual, reelegendo-se em 1998 e 2002. Nas eleições de 2006, Pedro Satélite obteve 19.452 votos e ficou na primeira suplência, assumindo o mandato por alguns meses. E na eleição de 2010, ficou novamente na primeira suplência, mas, em 2013, assumiu como titular. Em 2014, o parlamentar, candidato pelo Partido Social Democrático (PSD), foi reeleito com 20.120 votos.
Nas redes sociais, ex-colegas de parlamento lamentaram a morte.
“É com o coração enlutado que eu e minha família recebemos a notícia do falecimento do ex-deputado Pedro Satélite. Pedro foi meu colega de parlamento e deixará saudades. À sua família e amigos desejo que Jesus conforte o coração de vocês neste momento de dor e perda. Deputada Estadual”, escreveu a vice-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Janaina Riva (MDB).
O deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) também se manifestou. “Lamentamos profundamente o falecimento do ex-deputado Pedro Satélite. Seu legado na política serão lembrados com respeito e gratidão. Nossos pensamentos estão com sua família neste momento de luto. Que descanse em paz”, disse.