The news is by your side.

STF abre inquérito contra Moro por suspeita de fraude

0

 

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, determinou a abertura de um inquérito contra o senador Sergio Moro (União Brasil-PR) e procuradores por suspeita de fraude em um acordo de delação premiada firmado pelo ex-deputado estadual paranaense Tony Garcia. A decisão foi divulgada pelo blog da jornalista Daniela Lima, da GloboNews.

Tony Garcia firmou acordo de delação premiada com a 13ª vara federal de Curitiba, quando Sergio Moro era juiz titular. O acordo previa que Garcia funcionasse como uma espécie de grampo ambulante para obter provas contra autoridades. Gravações indicaram que Moro telefonava ao réu dando instruções sobre o processo.

Sobre o caso, Moro nega ter existido qualquer ilegalidade e diz que o instrumento da colaboração premiada, na ocasião, não tinha o mesmo regramento legal do de hoje. O senador também diz jamais ter obtido gravação de integrantes do Judiciário.

Após o caso chegar ao Supremo, a Polícia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR) pediram, também, a inclusão no inquérito dos procuradores que atuaram no caso e da esposa do senador, a deputada federal Rosângela Moro. Toffoli autorizou a abertura do inquérito e de diligências pedidas pela PGR no dia 19 de dezembro.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação