Da Redação
Autor da Lei n.° 11.061/2019 que criou a Delegacia da Mulher 24 horas em Mato Grosso, o deputado estadual Thiago Silva (MDB) reforçou durante a primeira sessão plenária de 2024, na Assembleia Legislativa, a necessidade do Governo do Estado instalar urgentemente, em Rondonópolis, uma unidade para o atendimento de mulheres que têm sofrido violência doméstica.
O parlamentar posicionou que, nos últimos meses, diversos casos de violência e feminicídio têm ocorrido no município e a Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) precisa tomar uma medida para evitar novas vítimas de agressões.
De acordo com o deputado, no final de 2023, 15 novos delegados, 119 escrivães e 176 investigadores foram formados e assumiram os seus cargos na Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso (PJC), e podem ser direcionados para atender a Delegacia Especializada da Mulher (DEDM) em Rondonópolis. Ele afirma que a cidade necessita de novos profissionais com o objetivo de ampliar as políticas de segurança pública e garantir a abertura de uma Delegacia da Mulher 24h que funcione aos finais de semana e madrugada.
“Nossa cidade possui a segunda maior economia de Mato Grosso e uma população grandiosa, logo acredito, que servidores da Polícia Civil deveriam ter sido direcionados para colaborar com as forças de segurança, visando a abertura de uma Delegacia da Mulher 24h. Defendo a nomeação de novos servidores da Polícia Civil, pois infelizmente tem aumentado o número de agressões contra as mulheres em nosso município e algo precisa ser feito”, relatou o parlamentar.
Segundo Thiago Silva, nestes últimos anos, muitos servidores aposentaram, estão de licença prêmio ou foram afastados por questões pessoais ou de saúde, sendo que perante essa situação é preciso aumentar o efetivo para implantar a Delegacia com atendimento 24 horas.
O parlamentar já reuniu com o governador Mauro Mendes (UB) e a primeira-dama Virgínia Mendes para apontar a necessidade da Delegacia 24 horas, em Rondonópolis, sendo que também destinou emenda e realizou a entrega de computadores e equipamentos para modernizar e dar maior agilidade no trabalho realizado pelos servidores da Polícia Civil do município. Ele também é autor de uma indicação que garantiu junto ao Estado a entrega de 600 câmeras de videomonitoramento e 20 mil lâmpadas de LED para serem instaladas nos bairros da cidade, para coibir práticas de violências.
Silva também esteve em Brasília na Câmara Federal, no Senado e em reunião na Sesp, junto do deputado federal Coronel Assis (UB), cobraram uma posição enérgica para que a gestão estadual faça a instalação da Delegacia da Mulher 24h, que é uma necessidade urgente da sociedade.
Mato Grosso registrou, em 2023, 42 casos de feminicídio em todo Estado. Destes, apenas cinco mulheres tinham medida protetiva contra o agressor e 21 já tinham registrado boletim de ocorrência, segundo a Polícia Civil.