Da Redação
O Departamento de Justiça dos EUA enviou uma cópia do acordo com a Petrobras referentes aos escândalos de corrupção realizados dentro da estatal no governo do PT, ao jornalista Samuel Pancher, do Metrópoles, como resposta à acusação feita pelo presidente Lula (PT) sobre um possível complô para prejudicar a empresa.
Durante uma visita à refinaria símbolo da corrupção, Abreu e Lima, em 18 de janeiro, Lula disse que ocorreu no Brasil “uma mancomunação” de juízes e procuradores brasileiros com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos contra a Petrobras, em referência não explícita à Operação Lava Jato. A acusação do petista contra o Departamento de Justiça Americano não foi acompanhada por provas.
“Tudo o que aconteceu nesse país foi uma mancomunação entre alguns juízes desse país, alguns procuradores desse país, subordinado ao Departamento de Justiça dos Estados Unidos que queriam e nunca aceitaram o Brasil ter uma empresa como a Petrobras […] eles não queriam que a gente tivesse a Petrobras em 1953″, disse Lula.
Na cópia enviada ao Metrópoles, está o acordo que a estatal fez com a justiça norte-americana confessando os crimes cometidos. Como resposta aos ataques de Lula, a porta-voz do DOJ sugeriu a leitura dos fatos ali narrados.
Departamento de Justiça dos EUA reage à fala de Lula enviando cópia de acordo com a Petrobras.
Consultado pelo @Metropoles, o DOJ não respondeu diretamente à acusação feita pelo presidente sobre um possível complô para prejudicar a estatal.
A porta-voz, no entanto, enviou o… pic.twitter.com/l7LfTItaxo
— Metrópoles (@Metropoles) January 19, 2024