A companhia aérea Gol entrou com processo de pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. A empresa afirma que tem o compromisso de financiamento de US$ 950 milhões e que o valor está sujeito à aprovação judicial. Conforme o comunicado da empresa, o processo será usado para reestruturar “obrigações financeiras de curto prazo e fortalecer sua estrutura de capital para ter sustentabilidade no longo prazo”.
Os voos de passageiros da Gol, os voos de carga da GOLLOG, o programa de fidelidade Smiles e outras operações da companhia seguem normalmente. “Todos os voos estão operando conforme programado e todas as passagens aéreas e reservas permanecem em vigor”, cita a empresa.
A empresa diz que o mecanismo conhecido como “chapter 11”, equivalente ao RJ no Brasil, “é um processo legal dos Estados Unidos utilizado pelas empresas para levantar capital, reestruturar as finanças e fortalecer operações comerciais no longo prazo, enquanto continuam a operar normalmente”. A estimativa é que a companhia brasileira tenha uma dívida de R$ 20 bilhões.