Da Redação
Em parceria com o Governo do Estado de Mato Grosso a Prefeitura de Várzea Grande avança dentro Programa MT Iluminado, que já implantou 24 mil luminárias em LED nas principais ruas e avenidas da cidade e caminha para trocar outras 20 mil lâmpadas ainda neste ano de 2024.
Lâmpadas em LED tem maior durabilidade e menor consumo de energia elétrica, já que ao contrário do que a maioria pensa, a energia elétrica consumido nas ruas é paga através da Contribuição para Custeio de Serviço de Iluminação Pública (CIP) que é cobrada nas contas dos consumidores.
Por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, o primeiro lote de 5 mil lâmpadas para serem implantadas neste ano já foram solicitadas junto ao Governo do Estado de Mato Grosso.
Segundo o secretário da Pasta, Breno Gomes, Várzea Grande formaliza os pedidos com a previsão de instalação das novas luminárias em LED. “Após aprovado pelos técnicos do Governo do Estado e de Várzea Grande, nosso pleito autorizado é liberado e executado”, disse.
Ele ponderou que são levados em consideração dados de contingência populacional de determinadas regiões ou bairros para então poder solicitar e executar as obras.
“Nem todos os bairros são contemplados com a iluminação em LED do Programa MT Iluminado, mas eles recebem iluminação de Lâmpadas de Sódio, portanto, não ficam sem iluminação e recebem manutenção constante por parte da Prefeitura de Várzea Grande”, explicou.
Um experimento realizado em Nova York, nos EUA, pelo Bureau Nacional de Pesquisa Econômica em parceria com a polícia metropolitana, revelou a importância da iluminação das ruas para a segurança pública. Os pesquisadores constataram que houve uma redução de 36% nos crimes ocorridos durante a noite em vias que receberam reforço na iluminação.
Além das lâmpadas em LED vindas do Programa do Governo do Estado de Mato Grosso, o MT Iluminado, Várzea Grande, promoveu a troca, desde 2021, com recursos próprios de outras 10 mil lâmpadas em LED nas principais ruas e avenidas da cidade.