Da Redação
A Prefeitura de Cuiabá anunciou a contratação de uma nova empresa para substituir a MedTrauma, que rescindiu o contrato com o Município nesta quinta-feira (22). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a contratação se dará em caráter de urgência, já na sexta-feira (23).
Alvo de investigação por fraude em disputa para prestação de servidos ao Estado e Município, a MedTrauma passa por auditoria nos serviços e equipamentos fornecidos. Nesta semana, tanto a gestão municipal quanto a estadual rescindiram acordos firmados com a empresa, supostamente responsável por fraudar licitações e contratos de prestações de serviços médicos.
Por meio de nota, a empresa informou que irá atender somente até às 19h de sexta-feira. Segundo a empresa, não seria ético seguir com os atendimentos, visto que não há confiança no trabalho prestado. Após a abertura de investigação e auditoria, o fornecimento de equipamento ortopédicos por parte da empresa foi suspenso, sendo mantidos apenas os atendimentos de consulta e cirurgias. Contudo, agora não há mais qualquer ligação.
“Assim, estamos anunciando a antecipação do fim de nosso vínculo profissional com a prefeitura de Cuiabá. Estaremos atendendo até as 19 horas desta sexta-feira (23), em respeito aos pacientes e cirurgias já agendadas. Lamentamos profundamente que a situação criada, totalmente à nossa revelia, tenha chegado a esse ponto”, disse a empresa no comunicado.
Diante da situação, o Executivo municipal disse que irá fazer contratação emergencial de nova prestadora de serviços. “Após inúmeras tentativas de negociação, que não tiveram sucesso em razão de decisão da empresa de não dar continuidade aos serviços médicos e aguardar auditoria, a Secretaria Municipal de Saúde anuncia a substituição da empresa Medtrauma Serviços Médicos Especializados Ltda na próxima sexta-feira (23)”, diz trecho da nota.
Leia na íntegra a nota da Prefeitura de Cuiabá
“Após inúmeras tentativas de negociação, que não tiveram sucesso em razão de decisão da empresa de não dar continuidade aos serviços médicos e aguardar auditoria, a Secretaria Municipal de Saúde anuncia a substituição da empresa Medtrauma Serviços Médicos Especializados Ltda na próxima sexta-feira (23).
A contratação terá toda segurança jurídica, com acompanhamento e avaliação do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) e do Ministério Público de Mato Grosso (MPMT).
Em reunião realizada na manhã desta quinta-feira (22), o presidente do TCE-MT, conselheiro Sérgio Ricardo, concordou em realizar o acompanhamento da contratação, aumentando a segurança jurídica do novo contrato.
Com a decisão, a população não ficará desassistida nos casos de procedimentos cirúrgicos ortopédicos no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC).
Como afirmado anteriormente, não ocorreu cancelamento de procedimentos cirúrgicos após o decreto de suspensão do contrato com a empresa. O procedimento, na verdade, foi de reagendamento, com todos os pacientes sendo atendidos normalmente em seguida.”