Da Redação
A Chapa CNM Independente foi reeleita para a gestão 2024-2027 da Confederação Nacional dos Municípios, em pleito disputado nesta sexta-feira (1º). O prefeito de Campo Novo do Parecis, Rafael Machado (União), que já havia sido representante da Região Centro Oeste na gestão 2018 – 2021, será vice-presidente da Confederação neste mandato que iniciará em maio.
“A nossa meta é unir o Brasil por meio dos 4.650 prefeitos associados à Confederação. Temos que nos respeitar independentemente de partido político e acabar com a polarização partidária. Assim, manteremos a autonomia e a independência que já conquistamos até hoje”, destacou o gestor.
Outro desafio, segundo Machado, será incentivar prefeitos e vereadores a ocuparem cargos que ultrapassem a esfera municipal como nas Assembleias Legislativas, Câmara de Deputados e Senado Federal. “Precisamos levar os prefeitos para outras esferas afim de que as leis sejam propostas por quem já viveu a realidade de gerenciar um município, fazendo com que as decisões sejam mais corretas e assertivas para a população”, explica
A CNM tem por objetivo maior consolidar o movimento municipalista e fortalecer a autonomia dos Municípios. Encerrando o segundo mandato em 2024, Rafael Machado vê a vitória no pleito como uma coroação neste último ano como prefeito. “Sempre defendi a autonomia e independência do município e acredito que concluir o mandato na prefeitura, iniciando outro como representante da CNM seja uma coroação por ter abraçado a causa municipalista”, destaca.
Nos últimos oito anos, Campo Novo do Parecis, que era um município essencialmente agrícola, se destacou no desenvolvimento da agroindústria, na expansão imobiliária e no turismo. “A perspectiva é transformá-la em cidade polo na região”, afirma o prefeito. Com investimentos previstos a partir da instalação de grandes indústrias e redes, o município duplicou a sua capacidade imobiliária – que hoje chega a 20 mil imóveis – e atingiu crescimento populacional de 66%, nos últimos anos.
“ As pessoas não moram em um local que não tem emprego. Se tivemos todo esse aumento é porque somos uma cidade de oportunidades em que o empreendedor pode conciliar o seu negócio com a qualidade de vida da sua família. Hoje Campo Novo caminha sozinho. Ele nasceu para ser gigante”, afirma.
A eleição da CNM ocorreu de forma eletrônica e atingiu 80% de participação dos gestores municipais associados em todo o país. Liderada pelo atual presidente da entidade, Paulo Ziulkoski, a chapa recebeu 55,61% dos votos.
Foram escolhidos integrantes do Conselho Diretor, do Conselho Fiscal e do Conselho de Representantes Regionais da entidade. Além de Machado, Mato Grosso também é representado por Neurilan Fraga (PRD), que ocupará o cargo de representante do Centro Oeste, e Leonardo Bortolin (MDB), atual presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e membro do Conselho Político da CNM.
Integrantes
A chapa CNM Independente tem como vice-presidentes Marcos Vinicius Bizarro (MG), Gisele Tonchis (SP), Ivo Rezende (MA), Rafael Machado (MT) e Joner Chagas (RR), sendo um vice-presidente para cada região do país.
Os 1°, 2° e 3° secretários são, respectivamente, Edimar Santos (PR), Hudson Brito (RN) e José Antônio Costa (PB). Os 1°, 2° e 3° tesoureiros são, respectivamente, Francisco Nélio Aguiar (PA), Fernando Sérgio Lira (AL) e José Carlos Soares (BA). No Conselho Fiscal, os titulares são Josafá Lima (PE), Carlos Sampaio (AP) e Silvany Mamlak (SE). Os suplentes são José Ortolan (SP), Walter José Lessa (MG) e Paulo Ricardo Salermo (RS).
No Conselho de Representantes Regionais, o titular e o suplente da Região Nordeste são, respectivamente, Eduardo Tabosa (PE) e Joaquim José de Medeiros (RN); da Região Sul são Mário Afonso Woitexem (SC) e Amin José Hannouche (PR); da Região Sudeste são Jucélio Oliveira (MG) e Luciano Salgado (ES); da Região Norte são Jurandir Araújo (RO) e Jair Souto (AM); e da Região Centro-Oeste são Wilson Tavares (GO) e Neurilan Fraga (MT).