Em entrevista ao SBT na segunda-feira (11), o presidente Lula (PT) declarou que o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto – a quem ele chama de “cidadão” -, está contribuindo para o atraso do crescimento econômico do país. Nesta terça-feira (12), a instituição foi eleita pela revista Central Banking, que reúne instituições financeiras de todos os países, como o melhor banco central do mundo. “O banco central latino-americano cumpriu o seu mandato de forma exemplar, apesar das pressões externas”, diz o site da publicação.
Segundo a revista, um dos principais fatores para que o Banco Central do Brasil fosse escolhido como o melhor BC do mundo é o fato da instituição financeira ter autonomia para decidir os rumos econômicos do País e não ter cedido às pressões do petista.
“O prêmio de Banco Central do ano reconhece o cenário desafiador para o BCB, à medida que o presidente do Brasil, Luis Inácio ‘Lula’ da Silva, pressionava o banco central para reduzir as taxas. Ele também pediu ao banco central que aumentasse a meta de inflação”, destacou.