Da Redação
A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) pode se tornar alvo de investigação na Justiça por conta de uma performance ocorrida na última sexta-feira (8) em que estudantes veteranos ficaram nus durante o que chamaram de “apresentação artística” para “acolher da melhor maneira possível” os calouros. A performance ocorreu na sexta-feira (8), dentro do Prédio das Artes, onde são ministrados os cursos de Artes Visuais da Furg.
Presidida por Nikolas Ferreira (PL-MG), a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados deverá solicitar ao Ministério Público Federal a abertura de uma investigação sobre o caso. Antes disso, no entanto, Nikolas deve levar o tema aos membros da comissão no Congresso. As informações são do colunista Paulo Cappelli, do site Metrópoles.
A universidade argumentou que até mesmo crianças poderiam ter visto a apresentação, uma vez que não houve cenas eróticas. Além disso, a instituição alegou que, “devido à mudança de paradigma”, seria necessário “mostrar o contexto da universidade” aos novos alunos, com “uma boa recepção daqueles que já estão inseridos nela”. Não ficou claro, porém, como estaria inserido o contexto da nudez nessa atividade.
Ainda de acordo com a faculdade, o objetivo é pôr fim a trotes violentos.
Irrelevantes e sem ciência ❗
A Universidade Federal do Rio Grande (Furg) promoveu uma “apresentação artística”, com estudantes nus, dentro do prédio onde são ministrados os cursos de Artes Visuais. Chancelada pelo diretório acadêmico da faculdade pic.twitter.com/chAnUTUjx2
— ERIVELTON NOBREGA (@eriveltonnobreg) March 17, 2024