The news is by your side.

Brasil é apenas o 124º em ranking de liberdade econômica

0

 

Divulgado pela Heritage Foundation, o Índice de Liberdade Econômica 2024 aponta que o Brasil é 124º país numa lista de 176 nações, considerado um país “majoritariamente não livre”. O ranking leva em consideração quatro áreas que afetam a liberdade econômica: Estado de Direito, tamanho do Estado, eficiência regulatória e abertura do mercado. O Brasil governado por Lula (PT) perde para Bangladesh, Guiana, Angola, Gabão, Tanzânia, Quênia e até para Guiné.

“Os índices de corrupção e direitos de propriedade do Brasil são relativamente baixos, e seu sistema judicial permanece vulnerável à influência política. A presença do Estado na economia continua considerável, prejudicando o desenvolvimento de um setor privado mais dinâmico. Apesar de alguns avanços, estabelecer novos investimentos e empreendimentos ainda é um processo burocrático e complicado. Iniciar ou encerrar um negócio é custoso e demorado. Regulações trabalhistas restritivas continuam minando o emprego e o crescimento da produtividade”, diz o documento.

A ligação entre liberdade econômica e padrões de vida é confirmada pela análise de 176 países da Heritage Foundation. Em países considerados “reprimidos” ou “majoritariamente não livres”, mais de 15% da população vive na pobreza, enquanto, em países economicamente livres, esse número é inferior a 2%. O PIB per capita em países economicamente livres chega a 103.869 dólares americanos, enquanto, nos países “majoritariamente livres”, é de 61.052 dólares americanos. No entanto, ele é inferior a 11.000 dólares americanos nos países considerados “majoritariamente não livres” e “reprimidos”. Este ano, os países com menos liberdade econômica são novamente a Coreia do Norte, Cuba e Venezuela, governados por ditadores de esquerda.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação