Dois homens assassinaram a tiros a modelo equatoriana Landy Párraga, de 23 anos, na tarde deste domingo (28), na cidade de Quevedo. A jovem foi rainha da beleza da zona rural de Venus del Río Quevedo, no Equador, Senhorita Turismo de Quevedo 2019 e três anos depois, Miss Mesoamérica Equador.
Conforme foi registrado no vídeo das câmeras de segurança do estabelecimento, Párraga estava acompanhada de seu namorado e tentou se proteger ao ver os dois homens armados se aproximando. Landy foi atingida por vários tiros e morreu no local.
Operação Metástase
Segundo o portal Noticias RCN, a ex-candidata a Miss Equador, Párraga foi citada em conversas do narcotraficante Leandro Norero, morto em 2022 dentro de uma prisão, obtidas no âmbito da Operação Metástase, que evidenciou vínculos do criminoso com políticos, juízes, policiais e promotores.
As conversas obtidas na operação datam de julho de 2022. Em uma troca de mensagens com Helive Ángulo, conhecido como Estimado, Norero discute com o colega uma investigação sobre um esquema de lavagem de dinheiro. Ángulo, que conta com policiais infiltrados, afirma ao narcotraficante que uma importadora registrada no nome da modelo era um dos alvos. Norero responde para que o nome de Párraga seja retirado da investigação.
“Se minha mulher fica sabendo de algo sobre ela. Eu me ferro”, escreveu o narcotraficante. Ainda de acordo com as mensagens, a modelo seria a responsável por apresentar o criminoso a César Litardo, ex-presidente da Assembleia Nacional entre 2019 e 2021, e alguns generais. Apesar da citação nos documentos, Párraga não chegou a ser denunciada por envolvimento com o criminoso.
#Ecuador || Sicarios matan a excandidata a Miss Universo de Ecuador, Landy Párraga, mientras desayunaba en un restaurante. pic.twitter.com/g2ncAhwbbS
— NeuronaSV (@NeuronaSV) April 29, 2024