The news is by your side.

Cometa recém-descoberto a caminho da Terra deve ser visível a olho nu em breve

0

Da Redação

 

O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) tem boas chances de ficar brilhante o suficiente para ser visível a olho nu nos próximos meses. Atualmente, é visível apenas para telescópios, mas ainda está a uma grande distância do Sol. Ele tem tempo para ficar mais brilhante, e pode até ficar tão brilhante quanto Vênus, o planeta mais brilhante do céu noturno, em outubro.

De acordo com o IFL Science, sua passagem mais próxima do Sol ocorrerá em 27 de setembro e estará a 58,6 milhões de quilômetros de nossa estrela. Essa é uma distância semelhante a Mercúrio. Então, algumas semanas depois, em 12 de outubro, o cometa realizará sua passagem mais próxima da Terra, a cerca de 70,6 milhões de quilômetros de distância.

A magnitude máxima pode acontecer nessa época. Algumas estimativas sugerem que será mais brilhante do que todas as estrelas no céu, exceto quatro. Uma curva ainda mais otimista o empurra como mais brilhante do que Júpiter, e um pouco menos brilhante do que Vênus.

O cometa foi descoberto há mais de 15 meses de forma independente por dois observatórios. Primeiro, pelo Observatório Astronômico de Zijinshan (Observatório da Montanha Roxa), mas era muito fraco e se perdeu em observações de acompanhamento. Ele foi encontrado novamente pelo Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS) da África do Sul. Após a descoberta, ele foi encontrado em observações mais antigas de dezembro de 2022.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação