Cometa recém-descoberto a caminho da Terra deve ser visível a olho nu em breve
Da Redação
O cometa C/2023 A3 (Tsuchinshan-ATLAS) tem boas chances de ficar brilhante o suficiente para ser visível a olho nu nos próximos meses. Atualmente, é visível apenas para telescópios, mas ainda está a uma grande distância do Sol. Ele tem tempo para ficar mais brilhante, e pode até ficar tão brilhante quanto Vênus, o planeta mais brilhante do céu noturno, em outubro.
De acordo com o IFL Science, sua passagem mais próxima do Sol ocorrerá em 27 de setembro e estará a 58,6 milhões de quilômetros de nossa estrela. Essa é uma distância semelhante a Mercúrio. Então, algumas semanas depois, em 12 de outubro, o cometa realizará sua passagem mais próxima da Terra, a cerca de 70,6 milhões de quilômetros de distância.
A magnitude máxima pode acontecer nessa época. Algumas estimativas sugerem que será mais brilhante do que todas as estrelas no céu, exceto quatro. Uma curva ainda mais otimista o empurra como mais brilhante do que Júpiter, e um pouco menos brilhante do que Vênus.
O cometa foi descoberto há mais de 15 meses de forma independente por dois observatórios. Primeiro, pelo Observatório Astronômico de Zijinshan (Observatório da Montanha Roxa), mas era muito fraco e se perdeu em observações de acompanhamento. Ele foi encontrado novamente pelo Sistema de Alerta de Impacto Terrestre de Asteroides (ATLAS) da África do Sul. Após a descoberta, ele foi encontrado em observações mais antigas de dezembro de 2022.