Da Redação
Durante uma reunião no Palácio Alencastro, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) reforçou o amplo diálogo com o governo estadual e federal, a Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, a Câmara Federal e o Senado, tendo como objetivo garantir a reestruturação de mais de 600 famílias que tiveram suas mercadorias destruídas pelo incêndio que consumiu o Shopping Popular, durante a madrugada desta segunda-feira (15).
O prefeito destacou o trabalho conjunto do Cuiabanco e Desenvolve MT para maior assertividade na concessão de linhas de crédito e a cessão do espaço do Complexo Dom Aquino para a reabertura (em caráter temporário) de um centro comercial.
Segundo o prefeito, a Secretaria de Ordem Pública irá auxiliar no processo de legalização das empresas e fornecer a documentação necessária para viabilizar as possibilidades de crédito, além de garantir a segurança do local. Já a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) e a Secretaria de Obras Públicas, mediante liberação do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, irão atuar imediatamente para liberar a área e manter a limpeza e a ordem pública.
“São medidas que precisam ser rápidas. Estamos falando de trabalhadores. Uma de nossas definições é unir o Cuiabanco e o Desenvolve MT para uma maior assertividade na abertura de créditos. Por fim, em continuidade, após a reunião realizada no Palácio Paiaguás, vamos atender ao clamor popular e liberar o Complexo Dom Aquino para que as pessoas possam recomeçar, com nosso apoio e solidariedade. Não se trata apenas de reconstruir a obra física, mas também de ajudar na reconstrução da vida familiar. Além disso, outras medidas poderão ser adotadas conforme necessário. Quanto ao Complexo, vamos aguardar a consulta que o Misael Galvão irá realizar”, disse o prefeito de Cuiabá.
Representando o Governo do Estado, César Miranda, Secretário de Desenvolvimento Econômico, reforçou a determinação por medidas efetivas. “No âmbito do governo estadual, já há uma determinação clara. O governador em exercício, Otaviano Pivetta, está comprometido em encontrar soluções. Eu, juntamente com a Mayran, presidente da nossa agência de desenvolvimento, e acompanhados pelo procurador do Estado, estamos trabalhando para apresentar soluções de crédito. É essencial entender a estrutura jurídica dessas empresas e da associação para propor soluções aplicáveis e rápidas. Já estive em contato com a equipe do prefeito Emanuel Pinheiro e obtive informações relevantes, como o Termo de Ajustamento de Conduta que o procurador está preparando. O Dr. Paulo Ruiz, advogado da Associação, está levantando dados sobre as empresas afetadas – se são MEIs, EPPs, ou pessoas físicas – para que possamos formatar as linhas de crédito conforme permitido pela legislação”.
A deputada federal Coronel Fernanda reforçou que a bancada federal está unida. “Não mediremos esforços para alocar recursos e atender a essa demanda urgente. Da mesma forma, contamos com o apoio dos deputados federais e dos senadores. Acredito que a bancada está unida e que vamos realizar um trabalho significativo. Se for necessário, proporemos uma lei federal para atender às necessidades dos trabalhadores. Esta lei será encaminhada à Câmara Federal para aprovação de forma concreta. Estou feliz em ver todos unidos por um propósito maior. Apesar de ser uma entidade privada, acredito que ali se promovem movimentos sociais, empregos, vidas, projetos e sonhos. O povo da Associação é muito dedicado. É uma das comunidades mais solidárias. Eles sempre estão dispostos a ajudar em eventos sociais”, destacou.
Participaram da reunião promovida pela Prefeitura de Cuiabá: César Miranda – Secretário de Desenvolvimento Econômico (representante do Governo do Estado); os deputados federais – representando a Câmara dos Deputados: deputada Coronel Fernanda, Abílio Brunini; a diretora do Desenvolve MT, Mayran Benicio; os deputados estaduais – representando a Assembleia Legislativa de MT: Wilson Santos e Lúdio Cabral; o vereador e presidente da Câmara dos Vereadores – Chico 2000; e representantes da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e Associação dos Shopping Popular.