O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de 81 anos, anunciou sua saída da corrida presidencial. A capacidade cognitiva de Biden vinha sendo questionada dentro e fora do partido dele, e a pressão para que desistisse ganhou força após seu mau desempenho no debate contra Donald Trump, realizado no último dia 27 de junho. Alguns doadores haviam cancelado repasses financeiros à campanha, como forma de pressioná-lo a desistir.
“Embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do país que eu renuncie e me concentre apenas em cumprir meus deveres como Presidente pelo restante do meu mandato. Falarei à Nação mais tarde nesta semana com mais detalhes sobre minha decisão”, publicou Biden no X, neste domingo (21).
Na publicação, o democrata ainda endossou Kamala Harris, vice-presidente do país, como candidata do Partido Democrata. Contudo, ela ainda precisará ser escolhida como candidata durante a convenção da sigla, marcada para ocorrer de 19 a 22 de agosto.