Uma explosão hidrotermal que ocorreu na terça-feira (23), no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos, foi capturada em vídeo. A área foi temporariamente fechada e os calçadões danificados precisam de reparos, mas nenhum ferimento foi relatado.
A erupção não foi de natureza vulcânica, mas hidrotermal, relacionada ao aquecimento da água nos reservatórios subterrâneos e ocorreu em uma área geotérmica chamada Biscuit Basin.
An unusually large eruption of one of Yellowstone’s geysers occurred at Biscuit Basin moments ago. pic.twitter.com/b8Ya4iW1H3
— Colin McCarthy (@US_Stormwatch) July 23, 2024
“As explosões hidrotermais ocorrem quando a água de repente se transforma em vapor no subsolo e são relativamente comuns em Yellowstone”, escreveram o US Geological Survey e o Parque Nacional de Yellowstone em um comunicado conjunto.
No subsolo, sob pressão mais alta, a água pode ser aquecida bem além do ponto de ebulição de 100 graus Celsius da água ao nível do mar. Em temperaturas de até 250 graus Celsius, a água pode se transformar em vapor rapidamente, expandindo-se no processo.
Sem ter para onde ir nos confins de uma câmara subterrânea, ela explode no chão. Isso é semelhante ao mecanismo que produz gêiseres, mas de forma muito mais violenta, levando consigo não apenas água, mas outros detritos da Terra.
#Yellowstone Park staff are on scene assessing conditions after a small hydrothermal explosion occurred today (July 23) in #BiscuitBasin. There are no reports of injuries. The boardwalk, on the other hand, will need a few repairs. The area remains temporarily closed. NPS photos. pic.twitter.com/XrHuUhw7fk
— USGS Volcanoes🌋 (@USGSVolcanoes) July 23, 2024