The news is by your side.

Menino de 12 anos descobre pulseira militar de ouro da era romana durante passeio

0

Da Redação

 

Uma rara pulseira de ouro romano foi encontrada por um adolescente de 12 anos. Rowan Brannan fez a descoberta por acaso com sua mãe, Amanda, enquanto passeava com seu cachorro em Pagham, uma vila costeira em West Sussex, Inglaterra, em 2022.

A peça foi levada a um oficial local afiliado ao Programa de Antiguidades Portáteis, um projeto gerenciado pelo Museu Britânico que cataloga achados arqueológicos descobertos pelo público no Reino Unido, e foi confirmada como romana, provavelmente datando do século I d.C.

Ela foi adquirida pelo The Novium Museum e será exibida a partir do dia 10 de setembro, de acordo com um comunicado do Conselho Distrital de Chichester.

Crédito da imagem: Programa de Antiguidades Portáteis do Museu Britânico

 

Curiosamente, esse tipo de pulseira – ao contrário da maioria das outras joias do período romano – provavelmente pertenceria a um homem e não a uma mulher. Eles provavelmente eram um tipo de armilla militar, ou ‘honra de batalha’, provavelmente concedida por bravura.

Em uma posição dobrada, ela mede quase 7,1 centímetros de comprimento, embora fosse mais longa se fosse desdobrada. Descrita como uma peça “excepcional” para seu tipo, a chamada pulseira de ‘punho’ é um tipo relativamente raro na Grã-Bretanha romana, principalmente por ser feita de ouro.

“A aquisição da pulseira permitirá que o museu melhore sua narrativa do período romano na área de cruzamento Chichester/Arun, além de garantir que seja acessível para pesquisas futuras”, diz o comunicado.

Adrian Moss, líder do Conselho Distrital de Chichester disse que “adquirir esta pulseira para a coleção do Museu Novium oferecerá aos nossos visitantes informações adicionais sobre práticas antigas. Em particular, ajudará a lançar luz sobre as atitudes militares, incluindo como os soldados romanos foram recompensados por sua bravura, bravura e serviço, particularmente no que diz respeito à invasão romana da Grã-Bretanha em 43 d.C.”

“A história da descoberta em si é fascinante – ela realmente mostra que você nunca sabe o que pode descobrir mantendo os olhos abertos quando está fora de casa!”, afirmou.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação