Por Susan Jordan e Karen Tuesley, The Conversation
Pessoas mais altas correm maior risco de desenvolver câncer. O Fundo Mundial de Pesquisa do Câncer relata que há fortes evidências de que pessoas mais altas têm uma chance maior de desenvolver câncer do:
- pâncreas
- intestino grosso
- útero (endométrio)
- ovário
- próstata
- rim
- pele (melanoma) e
- mama (pré e pós-menopausa).
Mas por quê? Aqui está o que sabemos, não sabemos e suspeitamos.
Um padrão bem estabelecido
O UK Million Women Study descobriu que, para 15 dos 17 cânceres investigados, quanto mais alto você for, maior a probabilidade de tê-los.
Ele descobriu que, no geral, cada aumento de dez centímetros na altura aumentava o risco de desenvolver um câncer em cerca de 16%. Um aumento semelhante foi encontrado em homens.
Vamos colocar isso em perspectiva. Se cerca de 45 em cada 10.000 mulheres de estatura média (cerca de 1,65m) desenvolvem câncer a cada ano, cerca de 52 em cada 10.000 mulheres com 1,75m de altura teriam câncer. São apenas sete cânceres extras.
Então, na verdade, é um aumento muito pequeno no risco.
Outro estudo descobriu que 22 dos 23 cânceres ocorreram mais comumente em pessoas mais altas do que em pessoas mais baixas.
Por que?
A relação entre altura e risco de câncer ocorre em todas as etnias e níveis de renda, bem como em estudos que analisaram genes que predizem a altura.
Esses resultados sugerem que há uma razão biológica para a ligação entre câncer e altura.
Embora não esteja completamente claro o porquê, existem algumas teorias fortes.
O primeiro está ligado ao fato de que uma pessoa mais alta terá mais células. Por exemplo, uma pessoa alta provavelmente tem um intestino grosso mais longo com mais células e, portanto, mais entradas na loteria do câncer de intestino grosso do que uma pessoa mais baixa.
Os cientistas acreditam que o câncer se desenvolve por meio de um acúmulo de danos aos genes que podem ocorrer em uma célula quando ela se divide para criar novas células.
Quanto mais vezes uma célula se divide, mais provável é que ocorram danos genéticos e sejam transmitidos para as novas células.
Quanto mais danos se acumulam, maior a probabilidade de um câncer se desenvolver.
Uma pessoa com mais células em seu corpo terá mais divisões celulares e, portanto, potencialmente mais chances de que um câncer se desenvolva em uma delas.
Algumas pesquisas apoiam a ideia de que ter mais células é a razão pela qual as pessoas altas desenvolvem mais câncer e podem explicar, até certo ponto, por que os homens são mais propensos a ter câncer do que as mulheres (porque são, em média, mais altos que as mulheres).
No entanto, não está claro se a altura está relacionada ao tamanho de todos os órgãos (por exemplo, as mulheres mais altas têm seios maiores ou ovários maiores?).
Um estudo tentou avaliar isso. Ele descobriu que, embora a massa do órgão explicasse a relação altura-câncer em oito dos 15 cânceres avaliados, havia outros sete em que a massa do órgão não explicava a relação com a altura.
Vale a pena notar que este estudo foi bastante limitado pela quantidade de dados que eles tinham sobre a massa do órgão.
Outra teoria é que existe um fator comum que torna as pessoas mais altas, além de aumentar o risco de câncer.
Uma possibilidade é um hormônio chamado fator de crescimento semelhante à insulina 1 (IGF-1). Esse hormônio ajuda as crianças a crescer e continua a ter um papel importante na condução do crescimento e divisão celular em adultos.
Esta é uma função importante. Nossos corpos precisam produzir novas células quando as antigas são danificadas ou envelhecem. Pense em todas as células da pele que saem quando você usa uma boa esfoliação corporal. Essas células precisam ser substituídas para que nossa pele não se desgaste.
No entanto, podemos obter muito de uma coisa boa. Alguns estudos descobriram que pessoas com níveis mais altos de IGF-1 do que a média têm um risco maior de desenvolver câncer de mama ou próstata.
Mas, novamente, esse não foi um achado consistente para todos os tipos de câncer.
É provável que ambas as explicações (mais células e mais IGF-1) desempenhem um papel.
Mas mais pesquisas são necessárias para realmente entender por que as pessoas mais altas têm câncer e se essas informações podem ser usadas para prevenir ou mesmo tratar cânceres.
Eu sou alto. O que devo fazer?
Se você é mais LeBron James do que Lionel Messi quando se trata de altura, o que você pode fazer?
Em primeiro lugar, lembre-se de que a altura aumenta o risco de câncer em uma quantidade muito pequena.
Em segundo lugar, há muitas coisas que todos nós podemos fazer para reduzir nosso risco de câncer, e essas coisas têm um efeito muito, muito maior no risco de câncer do que a altura.
Podemos dar uma olhada em nosso estilo de vida. Tente:
- coma uma dieta saudável
- Exercite-se regularmente
- Mantenha um peso saudável
- Tenha cuidado ao sol
- limitar o consumo de álcool.
E, o mais importante, não fume!
Se todos nós fizéssemos essas coisas, poderíamos reduzir muito a quantidade de câncer.
Você também pode participar de programas de rastreamento de câncer que ajudam a detectar cânceres de mama, colo do útero e intestino precocemente para que possam ser tratados com sucesso.
Finalmente, anime-se! A pesquisa também nos diz que ser mais alto pode reduzir sua chance de ter um ataque cardíaco ou derrame.