Polaris Dawn da SpaceX retorna à Terra após primeira caminhada espacial comercial
Da Redação
A tripulação da Polaris Dawn da SpaceX retornou à Terra após cinco dias em órbita. A cápsula Crew Dragon, transportando quatro astronautas, pousou na costa de Dry Tortugas, Flórida, Estados Unidos, na madrugada deste domingo (15).
A missão Polaris Dawn da SpaceX fez história como o primeiro grupo de astronautas não governamentais a realizar uma caminhada espacial.
A cápsula Crew Dragon decolou na manhã da última quarta-feira (11) com os tripulantes Jared Isaacman, CEO da Shift4 Payments e financiador da Polaris Dawn; seu amigo próximo e ex-piloto da Força Aérea dos EUA, Scott “Kidd” Poteet; e as engenheiras da SpaceX, Anna Menon e Sarah Gillis.
O grupo alcançou uma órbita ao redor da Terra que se estendeu até 1400 km – a mais alta da Terra já percorrida por humanos, superando o recorde de 1966 estabelecido pela missão Gemini 11 da NASA, que atingiu 1373 km.
A SpaceX disse que a tripulação também concluiu outras pesquisas durante seus cinco dias em órbita, incluindo o uso de ultrassom para monitorar êmbolos de gás venoso, que são pequenas bolhas de gás que podem se formar nos vasos sanguíneos enquanto estão no espaço; o risco de formação de cálculos renais na microgravidade; e validar os procedimentos de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) a bordo do Dragon.
A tripulação também continuou os testes da tecnologia laser da Starlink para a internet em órbita. Eles conseguiram realizar uma videochamada ininterrupta de mais de 40 minutos com a equipe da SpaceX na Terra.
A espaçonave Dragon, que foi lançada usando um foguete Falcon 9 do Centro Espacial Kennedy, teve que reentrar na atmosfera da Terra, no que é chamado de “queima de desorbitação”. A reentrada de fogo podia ser vista da Terra, na qual a Dragon parecia um cometa.