Da Redação
O candidato a prefeito de Cuiabá, Domingos Kennedy (MDB), declarou que sua gestão irá economizar cerca de R$ 100 milhões, em quatro anos, em exames laboratoriais, sem qualquer prejuízo na prestação do serviço à população. Em entrevista concedida, nesta terça-feira (17), à Rádio Bom Jesus FM, ele afirmou que já possui um plano de ação para reativação total do Laboratório Central de Cuiabá (LACEC).
“No ramo empresarial, aprendemos a colocar uma lupa nas contas e a mapear o que pode ser mudado para economizar. Então, já identifiquei que, fazendo essa política de austeridade, podemos gerar recursos que serão reinvestidos na própria saúde pública municipal. Colocar o LACEC para funcionar com 100% de suas atividades, vai reduzir custos com a contratação de outros laboratórios”, explicou Kennedy.
Com pouco mais de 24 anos de funcionamento, o LACEC teve sua operação reduzida drasticamente pelo Gabinete de Intervenção do Governo do Estado, durante atuação na Secretaria Municipal de Saúde. Na época, o quadro de servidores na unidade foi diminuído em cerca de 70% e diversos serviços passaram a ser realizados por meio de contratação de empresas terceirizadas.
Quando em funcionamento pleno, o Laboratório Central de Cuiabá possui capacidade para atendimento das unidades de saúde da atenção primária, secundária e terciária. A estrutura é referência em exames laboratoriais como imunológicos, hormonais, microbiológicos e hematológicos, necessários para diagnósticos de patologias clínicas. Além disso, é credenciado para diagnósticos de hanseníase e tuberculose.
“O LACEC sempre foi uma referência e possui uma grande estrutura e servidores capacitados para atender a demanda das nossas unidades de saúde com qualidade. Muitas atividades foram repassadas para a iniciativa privada e isso encarece a prestação do serviço. Vamos reestruturar o laboratório, valorizar os profissionais, melhorar ainda mais esse setor”, finalizou o candidato.