Mulher sofre queimaduras graves ao cair em poço de água termal em Yellowstone
Da Redação
Uma mulher de 60 anos sofreu queimaduras de segundo e terceiro graus ao cair em um poço de água escaldante no Parque Nacional de Yellowstone, nos Estados Unidos. O incidente ocorreu na tarde de segunda-feira (16), depois que a mulher, seu marido e seu cachorro saíram da trilha em uma área termal perto de Mallard Lake Trailhead, em Old Faithful.
A mulher teve que ser transportada de helicóptero para o Centro Médico Regional do Leste de Idaho para tratamento adicional, informou o IFLScience.
Embora esta seja a primeira lesão térmica conhecida em Yellowstone este ano, está longe de ser a primeira de seu tipo.
Ao visitar os famosos locais termais do parque nacional, os turistas são incentivados a permanecer em trilhas e calçadões especificamente prescritos. Mas, apesar de ser claro e simples de seguir, as pessoas muitas vezes ignoram essas instruções e, em vez disso, seguem seu próprio caminho para ver as fontes termais que tornam o local tão popular. É aqui que os acidentes acontecem.
O US Geological Survey estima que 22 pessoas foram mortas pelas águas escaldantes em Yellowstone desde que se tornou um parque nacional em 1872.
As águas termais de Yellowstone são incríveis, mas também mortais. Por exemplo, as águas da Grand Prismatic Spring, a maior dos EUA, podem atingir temperaturas entre 63 e 87 °C.
A temperatura não é a única coisa com que se preocupar. Muitas das fontes termais ao redor do parque também são extremamente ácidas. As implicações letais disso estão fortemente presentes em um infeliz incidente de 2016, quando um homem de 23 anos caiu em uma das nascentes ao tentar mergulhar o dedo para testar seu calor. No dia seguinte, seu corpo havia se dissolvido completamente.
É por isso que as autoridades do parque levam as nascentes tão a sério e por que os visitantes podem enfrentar acusações se saírem dos caminhos prescritos.
Este último incidente está agora sob investigação e as autoridades do parque emitiram um lembrete aos visitantes para se manterem nos caminhos e calçadões. Eles também enfatizaram que os animais de estimação são proibidos nos calçadões, bem como nas trilhas para caminhadas nas áreas termais e no interior do parque.