Como viver 400 anos: Cientistas decodificam o genoma do tubarão da Groenlândia

Da Redação

O tubarão da Groenlândia (Somniosus microcephalus), um morador das profundezas do Atlântico norte e do Oceano Ártico, é o vertebrado de vida mais longa do mundo, com uma vida útil estimada em cerca de 400 anos. Uma equipe internacional de cientistas mapeou seu genoma pela primeira vez.

“A análise dos dados sugere que o reparo aprimorado do DNA pode desempenhar um papel importante em sua extrema longevidade”, diz o professor Arne Sahm, da Faculdade de Biologia e Biotecnologia da Ruhr University Bochum, Alemanha, em um comunicado.

Publicado em 11 de setembro de 2024 na plataforma bioRxiv, o trabalho da equipe para decodificar a composição genética do animal lançará uma nova luz sobre os mecanismos gerais que permitem a longevidade.

O tamanho do genoma do tubarão da Groenlândia representou um dos primeiros desafios do projeto. Com 6,5 bilhões de pares de bases, o código genético do tubarão da Groenlândia é duas vezes mais longo que o de um humano – para referência, os humanos têm cerca de 3 bilhões de pares de bases, enquanto o maior genoma de qualquer organismo pertence a uma samambaia notavelmente pequena e tem 160 bilhões de pares de bases.

Ainda assim, o tubarão da Groenlândia tem o maior genoma de qualquer outro tubarão sequenciado até hoje, revelou a nova pesquisa, e, surpreendentemente, está repleto de elementos repetitivos e frequentemente auto-replicantes. Esses elementos transponíveis se movem de um local no genoma para outro e podem interromper a função normal do gene – como tal, às vezes são chamados de genes “saltadores” ou “egoístas”.

Eles representam mais de 70% do genoma do tubarão da Groenlândia, o que você pode esperar que seja prejudicial à sua sobrevivência – mas esse não parece ter sido o caso. Na verdade, os pesquisadores sugerem que os genes saltadores podem realmente ter contribuído para a expectativa de vida extrema do tubarão, fornecendo a outros genes a oportunidade de comandar a maquinaria molecular que usam para se multiplicar.

“Estamos tentados a especular que a evolução do tubarão da Groenlândia encontrou uma maneira de contrabalançar os efeitos negativos dos elementos transponíveis na estabilidade do DNA – sequestrando o próprio maquinário dos elementos transponíveis”, supôs Sahm. Ao fazer isso, o tubarão pode ter desenvolvido uma maneira de duplicar genes envolvidos no reparo do DNA para ajudá-los a corrigir melhor os danos ao DNA, uma marca registrada do envelhecimento.

A equipe também encontrou uma alteração específica na proteína p53 – também conhecida como “guardiã do genoma”, é um importante supressor de tumor que sofre mutação em cerca de metade dos cânceres humanos e é um fator importante na longevidade de muitos organismos.

Não é apenas o tubarão da Groenlândia que se beneficiará deste trabalho – as descobertas podem ser revolucionárias para toda uma série de organismos, incluindo nós.

“Explorar os fundamentos genéticos da enorme diversidade de expectativa de vida em toda a árvore da vida oferece uma perspectiva totalmente nova para investigar os mecanismos que permitem uma longevidade excepcional”, acrescentou o coautor do estudo, Alessandro Cellerino.