The news is by your side.

AL cobra apuração de denúncia sobre uso da inteligência da PM para investigar Botelho

0

Da Redação

 

A presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Janaina Riva (MDB), encaminhou um ofício ao secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, pedindo providências sobre o uso irregular da estrutura de inteligência da Polícia Militar.

Segundo a denúncia, um policial militar teria usado o sistema de inteligência da PM para fazer uma investigação sem permissão ao histórico do deputado estadual Eduardo Botelho (União).

“De todo o exposto, o fato sob análise, uma vez confirmado, revela pois um gravíssimo atentado à independência do poder estatal e à ordem jurídica estabelecida, posto que o Legislativo, dada a sua relevância política, tem papel fundamental à sustentação da legitimidade do Governo e do regime político democrático, enquanto soberana vontade dos cidadãos e cidadãs, que através do sufrágio elegeram seus 24 Deputados Estaduais, para ao fim representar os quase 4 milhões de mato-grossenses de nosso honroso Estado”, diz trecho do documento.

O ofício, também assinado pelo primeiro-secretário Max Russi (PSB) e pelo procurador-geral Ricardo Riva, ressalta que, se comprovada, a conduta atenta contra os preceitos éticos que regem a profissão.

“Assim, reforçamos ainda que uma vez confirmados os fatos ora narrados, os agentes envolvidos restarão igualmente incursos em condutas absolutamente incompatíveis aos preceitos éticos que regem a profissão, nos termos do art. 44 da Lei Complementar nº 555/2014”, completou a deputada.

Em nota, a Polícia Militar afirmou que “qualquer denúncia que chega à Polícia Militar é prontamente investigada e, se procedente, o envolvido é punido com o rigor da lei”.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação