The news is by your side.

Senado aprova Gabriel Galípolo para a presidência do BC

0

 

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (8) a indicação do economista Gabriel Galípolo para o cargo de presidente do Banco Central. Ele foi aprovado com o placar de 66 a 5 dos votos dos senadores. Ele vai suceder Roberto Campos Neto, que preside o Banco Central desde o início do governo de Jair Bolsonaro (PL). Galípolo inicia os trabalhos a partir de janeiro de 2025.

Galípolo foi o “número 2” do ministro Fernando Haddad no Ministério da Fazenda, quando atuava como secretário-executivo da pasta. Em maio do ano passado, foi indicado para assumir a diretoria de Política Monetária do BC. Entre 2017 e 2021, foi presidente do Banco Fator. Ele se aproximou da cúpula petista no final de 2021, antes da pré-campanha eleitoral, atuando como conselheiro econômico. Após a vitória de Lula, fez parte do governo de transição e se tornou o braço direito de Haddad.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação