Barroso: crítica a encontros com empresários é preconceito
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, disse que as críticas por participar do II Fórum Internacional, evento promovido pelo grupo Esfera Brasil, são “preconceito contra a iniciativa privada”. Realizado em Roma, na Itália, o evento é patrocinado por um grupo de empresas que inclui a JBS, pertencente aos irmãos Wesley e Joesley Batista. Os ministros Barroso e Dias Toffoli, que marcam presença no ato, são relatores de várias ações de interesse da empresa.
“Vira e mexe a gente sofre a crítica de participar de eventos como este. Eu queria dizer que eu converso com as comunidades indígenas, converso com os advogados, com o agronegócio, com estudantes, com todos os setores da sociedade”, disse o presidente do STF.
Segundo levantamento do jornal O Estado de S. Paulo, que compilou todas as audiências públicas de Barroso desde que ele tomou posse, no dia 29 de setembro de 2023, até o dia 4 de julho deste ano, representantes de empresas são os mais atendidos pelo ministro quando desconsiderados os encontros com membros dos três Poderes.