The news is by your side.

Se MT fosse um país, esse ano seria o quarto maior produtor de soja do mundo’, diz Lucas Beber

0

Da Redação

 

Mato Grosso é o estado que mais se destaca na produção da soja no Brasil. Mesmo mantendo 60% do território preservado pelo produtor na hora de plantar, foram produzidas cerca de 39 milhões de toneladas da oleaginosa na safra 23/24. Responsabilidade e respeito ao meio ambiente foram os temas abordados na entrevista desta terça-feira (15), no programa The Noite, apresentado por Danilo Gentili no SBT, que recebeu o presidente da Aprosoja MT Lucas Costa Beber.

“Se você toma leite, é usada como proteína na ração para a alimentação da vaca junto com o milho, que consumido pelo animal se torna proteína animal, então leite, ovo, carne de porco, carne de frango, inclusive o salmão da Noruega e do Chile, a soja brasileira que é usada para alimentar eles, então quem gosta de sushi se alimenta da soja indiretamente. No diesel tem utilização da soja, hoje 14% tem óleo de soja, suco de soja, leite de soja, tem pneu de soja agora, está em teste e logo vai estar no mercado, tecido de soja, mas o maior consumo hoje está no óleo e na ração.” disse o presidente da Aprosoja MT.

Quando perguntado pelo apresentador Danilo Gentili sobre o preconceito que existe em torno da produção da soja, Lucas Costa Beber disse que a desinformação tem esse efeito, e por isso entidades como a Aprosoja MT tem o papel de mostrar que o produtor é quem mais respeita o meio ambiente, e que o Brasil tem uma política de cuidado com o solo que poucos países tem.

“Aqui o produtor preserva florestas dentro da área agricultável, Mato Grosso se fosse um país, esse ano seria o quarto maior produtor do mundo, utilizando menos de 14% do território. Países estrangeiros que não cuidam de seus territórios, o presidente da França, critica a construção da nossa ferrovia, como a Ferrogrão de 900 quilômetros, eles querem banir porque vai aumentar nossa competitividade, o território de Mato Grosso é maior que França e Alemanha juntos, lá eles tem mais de 70 mil quilômetros de ferrovia juntos, aqui a cada hectare de soja plantada, é retirada da atmosfera 1,6 tonelada de carbono” afirmou Lucas.

Para finalizar a entrevista, o presidente da Aprosoja MT também falou que além de ajudar no crescimento e desenvolvimento do estado e do país, com a evolução do Produto Interno Bruto (PIB) e geração de emprego, os produtores através da Associação também contribuem muito com o social, por meio de programas que levam a soja e milho a quem precisa.

“Nós temos lá o Agrosolidário que distribui bebidas de soja a entidades carentes e incentivamos o esporte para tirar as crianças da rua. Além disso, apoiamos a construção de ala infantil no Hospital de Câncer do nosso estado e contribuímos durante a pandemia com grandes doações de respiradores, construção de estradas, ou seja, nós não esperamos apenas pelo poder público”, enfatizou o presidente.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação