The news is by your side.

Delegado da PF é o 1º brasileiro a chefiar Interpol

0

 

O delegado da Polícia Federal (PF), Valdecy Urquiza, foi confirmado como novo secretário-geral da Interpol. A decisão foi oficializada na 92ª Assembleia-Geral da Interpol em Glasgow, no Reino Unido, nesta terça-feira (5). Ao longo de 101 anos de história, a Interpol já teve oito secretários-gerais: um austríaco, quatro franceses, um britânico, um alemão e um norte-americano. O brasileiro Valdecy Urquiza será o primeiro cidadão de um país em desenvolvimento a chefiar o órgão. Seu mandato será até 2029.

Nascido em São Luís, no Maranhão, e filho de um bacharel em direito, Urquiza graduou-se no mesmo curso em Fortaleza e ingressou na PF em 2004 por concurso. Em 2007, de volta a São Luís, iniciou as atividades na corporação à frente da delegacia de crimes ambientais.

Em 2015, o delegado assumiu o escritório nacional da Interpol no Brasil, em Brasília. Três anos depois, transferiu-se para a sede da organização na França, onde atuou como diretor-adjunto para comunidades vulneráveis e diretor de combate ao crime organizado na Secretaria-geral. Ao retornar ao Brasil, em 2021, voltou a trabalhar com cooperação internacional na PF e foi eleito vice-presidente das Américas do Comitê Executivo da Interpol.

 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação