The news is by your side.

Pando: a maior árvore do mundo e o organismo vivo mais pesado

0

Da Redação

 

Pando é um antigo álamo tremedor (Populus tremuloides) com 47.000 caules geneticamente idênticos, ou troncos de árvores, conectados a um vasto sistema radicular subterrâneo. Cada haste é um clone da próxima a ela e se origina de uma única semente. Quando Pando foi descoberto, os cientistas o nomearam com uma palavra latina que significa “eu me espalhei”.

De acordo com o Serviço Florestal dos EUA, acredita-se que Pando seja o maior e mais denso organismo já encontrado, pesando cerca de 6.500 toneladas. A idade exata da colônia e seu sistema radicular, que se espalha por 43 hectares, é difícil de calcular, mas estima-se que tenha começado há 80.000 anos, no final da última era glacial. Algumas das árvores têm mais de 130 anos. Foi reconhecido pela primeira vez por pesquisadores na década de 1970 e, mais recentemente, comprovado por geneticistas.

Pando fica localizado no centro de Utah, na Floresta Nacional de Fishlake. No verão, as folhas verdes e esvoaçantes simbolizam o alívio do calor do verão que você obtém ao chegar à bacia. No outono, os laranjas e amarelos das folhas, à medida que mudam de cor, dão uma dica do espetacular outono que é a Bacia do Lago dos Peixes.

Visitantes de muitos estados, bem como de outras nações, viajaram para o centro de Utah para ver Pando, especialmente durante o outono, quando as folhas ficam amarelas e laranjas. Em 2006, o Serviço Postal dos EUA homenageou o Clone de Pando como uma das “40 Maravilhas da América” com um selo em sua comemoração.

 

Os especialistas estão preocupados com Pando, no entanto, porque a colônia está mostrando sinais de declínio. Há duas razões que se acredita serem a causa desse declínio.

Veados-mula e gado que pastam na Floresta Nacional de Fishlake estão mastigando as pontas das mudas e matando o novo crescimento mais rápido do que a planta pode compensar. Lobos, ursos e pumas costumavam manter a população de veados sob controle, mas os humanos já eliminaram a maioria desses predadores.

Veados e seus filhotes vagam do lado de fora de uma cerca que protege Pando

Pragas e doenças também estão atacando Pando, com podridão radicular e infecções bacterianas e fúngicas afetando os caules, de acordo com o Serviço Florestal.

O Serviço Florestal, em cooperação com organizações parceiras, está trabalhando em conjunto para estudar Pando, a fim de abordar as questões do declínio. Ao longo dos anos, os silvicultores testaram diferentes métodos para estimular as raízes e estimular novos brotos. Parcelas de pesquisa foram montadas em todas as áreas tratadas para acompanhar o progresso da colônia.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação