The news is by your side.

PF indicia Bolsonaro e mais 36 por tentativa de golpe

0

Da Redação

 

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por envolvimento em uma suposta tentativa de golpe de Estado em 2022. Além de Bolsonaro, 36 pessoas foram indiciadas. Entre elas, estão os ex-ministros Augusto Heleno e Braga Netto, e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

O relatório final foi encaminhado nesta quinta-feira (21) ao Supremo Tribunal Federal (STF). Os indiciados responderão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e organização criminosa.

As provas foram obtidas ao longo de quase 2 anos, por meio de ações como quebras de sigilos telemático, telefônico, bancário e fiscal, além de colaborações premiadas, buscas e apreensões, entre outras medidas autorizadas pela Justiça.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, deverá encaminhar o relatório final para análise da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Com a entrega do relatório ao STF, a PF considera encerradas as investigações sobre as tentativas de golpe de Estado e abolição violenta do Estado Democrático de Direito em 2022.

Veja a lista completa dos indiciados

1. AILTON GONÇALVES MORAES BARROS

2. ALEXANDRE CASTILHO BITENCOURT DA SILVA

3. ALEXANDRE RODRIGUES RAMAGEM

4. ALMIR GARNIER SANTOS

5. AMAURI FERES SAAD

6. ANDERSON GUSTAVO TORRES

7. ANDERSON LIMA DE MOURA

8. ANGELO MARTINS DENICOLI

9. AUGUSTO HELENO RIBEIRO PEREIRA

10. BERNARDO ROMAO CORREA NETTO

11. CARLOS CESAR MORETZSOHN ROCHA

12. CARLOS GIOVANI DELEVATI PASINI

13. CLEVERSON NEY MAGALHÃES

14. ESTEVAM CALS THEOPHILO GASPAR DE OLIVEIRA

15. FABRÍCIO MOREIRA DE BASTOS

16. FILIPE GARCIA MARTINS

17. FERNANDO CERIMEDO

18. GIANCARLO GOMES RODRIGUES

19. GUILHERME MARQUES DE ALMEIDA

20. HÉLIO FERREIRA LIMA

21. JAIR MESSIAS BOLSONARO

22. JOSÉ EDUARDO DE OLIVEIRA E SILVA

23. LAERCIO VERGILIO

24. MARCELO BORMEVET

25. MARCELO COSTA CÂMARA

26. MARIO FERNANDES

27. MAURO CESAR BARBOSA CID

28. NILTON DINIZ RODRIGUES

29. PAULO RENATO DE OLIVEIRA FIGUEIREDO FILHO

30. PAULO SÉRGIO NOGUEIRA DE OLIVEIRA

31. RAFAEL MARTINS DE OLIVEIRA

32. RONALD FERREIRA DE ARAUJO JUNIOR

33. SERGIO RICARDO CAVALIERE DE MEDEIROS

34. TÉRCIO ARNAUD TOMAZ

35. VALDEMAR COSTA NETO

36. WALTER SOUZA BRAGA NETTO

37. WLADIMIR MATOS SOARES

Na terça-feira (19), a PF prendeu cinco pessoas na Operação Contragolpe, por planejarem um golpe de Estado para impedir a posse de Lula e “restringir o livre exercício do Poder Judiciário”. Foram presos Mário Fernandes (general reformado), Hélio Ferreira Lima (militar com formação em Forças Especiais), Rafael Martins de Oliveira (militar com formação em Forças Especiais), Rodrigo Bezerra de Azevedo (militar com formação em Forças Especiais) e Wladimir Matos Soares (policial federal).

A operação revelou um plano detalhado denominado “Punhal Verde e Amarelo”, que tinha como objetivo a execução do então presidente eleito Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, com data prevista para 15 de dezembro de 2022. O plano também mencionava a morte do ministro Alexandre de Moraes, que vinha sendo monitorado constantemente, caso a ação golpista fosse bem-sucedida.

A PF destacou que o planejamento elaborado pelos investigados detalhava os recursos humanos e bélicos necessários para o desencadeamento das ações, com uso de técnicas operacionais militares avançadas, além de posterior instituição de um “Gabinete Institucional de Gestão de Crise”, a ser integrado pelos próprios investigados para o gerenciamento de conflitos institucionais originados em decorrência das ações.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitarconsulte Mais informação